Sábado, 21 de Dezembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Câmara parabeniza Murilo Grilo por destaque nacional com a primeira 'Buchette del Vino' do Brasil

02/04/2024 - Empreendimento ganhou destaque nacional.


Câmara parabeniza Murilo Grilo por destaque nacional com a primeira 'Buchette del Vino' do Brasil

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (1), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Daniel Faustino, que parabeniza o paraguaçuense Murilo Grilo pelo destaque nacional com a implantação da primeira “Buchette del Vino” do Brasil.

Murilo Grilo é um paraguaçuense de 32 anos, filho de Simone Andrade Grilo e Jamil Nicolau de Oliveira. Formou-se no ano de 2014 em arquitetura e mudou-se para a cidade de São Paulo, onde encantou-se pelo bairro do Bixiga.

Sentiu-se acolhido no mencionado bairro, momento em que surgiu a oportunidade de adquirir um imóvel tombado, ou seja, um imóvel histórico, carregando a história do bairro. O imóvel, no caso é uma residência, com a qual o arquiteto tem que tomar uma série de cuidados de preservação, além de ser vedada mudanças nas estruturas. É preciso que as características da propriedade sejam mantidas.

E foi nessa residência tombada, recheada de valor histórico que, em 2023, o arquiteto decidiu iniciar algumas experiências imersivas com o “Café com Arquitetura”. Vislumbrada a adesão dos frequentadores, em 18 de agosto de 2023 foi criada a “Buchette del Vino”, a primeira janela de vinho do país que une história e teatralidade, celebrando a herança italiana de forma criativa, uma jornada única pela história do vinho e da Itália.

Buchette del Vino” é um costume toscano. Na Itália, durante a Idade Média, quando a peste bubônica era a pandemia mais mortal da história, os donos de grandes vinícolas passaram a vender seus vinhos através de buracos na parede, onde as pessoas podiam se servir de taças sem precisar ter contato com quem quer que fosse.

Durante o lockdown causado pelo Covid-19 em 2020, a prática foi retomada na Itália, e não apenas vinícolas, mas cafés e restaurantes também adotaram o modelo para que os serviços continuassem funcionando. Desde a inauguração, filas se formam em frente ao sobrado nº 1 da tranquila Rua Doutor Nestor Esteves Natividade, no Bixiga.

É ali que fica uma janelinha batizada de “Buchette del Vino”. O cliente faz o pedido e paga sem ver o rosto do atendente — tudo é intermediado através do buraco na parede e a taça (de acrílico, a partir de 18 reais), com vinho tinto, branco ou rosé; é entregue por uma mão misteriosa, vestida de luva.

O lugar oferece os serviços de vinho na janela sempre às sextas e aos sábados, das 16h às 20h. Murilo e o “Buchette del Vino” foram destaques em diversos veículos de comunicação, tais como: Veja São Paulo, Exame, Paladar, Estadão e também em matérias em países como a China, Estados Unidos e Itália. Ainda, participaram do documentário especial de 470 anos de São Paulo com uma reportagem para a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), além de serem a capa da Veja São Paulo, no aniversário da cidade.

 

Fonte: Leonardo Volcean/Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Acidentes com postes deixaram quase 15 mil pessoas sem energia na região em 2024

Energisa reforça a importância de conscientização dos condutores.

Associação Comercial apresenta sugestão para comércio de Paraguaçu abrir no domingo

As lojas poderão abrir suas portas às 9h, funcionando assim até às 17h.

Motorista bate em viatura da PM que atendia acidente e acaba preso por embriaguez em Prudente

Envolvido, de 25 anos, recusou-se a fazer o teste do bafômetro.

Escritor paraguaçuense lança livro de memórias em homenagem ao filho

Lançamento aconteceu nesta quinta, dia 19, no CPP, e contou com a presença de amigos e familiares.

Ciclista morre após ser atropelado por caminhão no Centro de Marília

Acidente ocorreu na manhã de quinta-feira (19).

Suspeito de esquartejar menino chamou vítima para fazer piquenique, diz polícia

Homem disse, em depoimento à polícia, que costumava frequentar o local com a criança e a família.

Consumo nos lares brasileiros aumenta 7% em novembro

Black Friday e pagamento do 13º impulsionaram vendas.

Boletim da Fiocruz indica alta de casos de covid-19 no país

Doença atinge especialmente pacientes idosos.

ANUNCIE DIVULGUE