Paraguaçu Paulista tem mais de 160 casos positivos de dengue em 2024
28/03/2024 - Segundo o último boletim, até o momento 834 pessoas foram notificadas
Desde de outubro de 2023, Prefeitura de Paraguaçu Paulista e o Departamento de Saúde vêm desenvolvendo ações de intensificação de combate à dengue.
No dia 16 de fevereiro, outra parte da ação foi iniciada em parceria entre Saúde, Obras e Fiscalização. Durante esses 24 dias, as equipes de Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, visitaram 14.357 imóveis, já a equipe de profissionais do Departamento de Obras, retirou 26 caminhões de materiais inservíveis e 89 notificações foram aplicadas pela equipe de fiscalização da Prefeitura.
Segundo o último boletim epidemiológico de dengue, até o momento 834 pessoas foram notificadas, 166 tiveram resultados positivos para a doença e 233 negativos.
O grande problema enfrentado pelos agentes durante as visitas ainda tem sido a falta de cuidado com os quintais. Na maioria das residências, têm sido encontrados recipientes com água e com larvas do mosquito.
Os mesmos foram eliminados, mas, isso mostra que algumas pessoas ainda não têm consciência de como é importante a participação de todos na luta contra o mosquito transmissor da dengue. Mais uma vez ressaltamos que o esforço deve ser de todos, Poder Público e comunidade.
O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Em média, o tempo que demora para os sintomas aparecerem é de sete dias após a picada.
A dengue provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são: febre acima de 38,5˚ C, dor de cabeça, dores nos ossos e articulações, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, enjoo e vômitos.
Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.
A Dengue Mata! Faça sua parte!
Fonte: Vigilância em Saúde/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista