Quarta-Feira, 19 de Junho Paraguaçu Paulista 29ºC - 13ºC veja mais

O consumo consciente chegou para ficar

19/03/2024 - Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados


O consumo consciente chegou para ficar

Promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente, e este é o objetivo do consumo consciente. Ele envolve a reflexão sobre os impactos de nossas escolhas de consumo, desde a extração de recursos naturais até o descarte de resíduos.

Os consumidores têm o poder de influenciar as práticas das empresas por meio de suas escolhas de compra. Ao optarem por produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade, estão incentivando um modelo de negócios mais responsável e estimulando outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho.

Sim, sofremos com a era do consumismo e apesar de toda a influência de algoritmos sugerindo o consumo desenfreado, entramos na era dos consumidores, onde estes estão tomando ciência do seu poder no mercado. Ao exercerem seu direito de compra, os usuários finais têm o poder de boicotarem empresas que consideram não ter práticas sustentáveis. Portanto, estas empresas podem sofrer prejuízos contínuos e abalo a sua reputação.

Além disso, o boicote não se limita apenas aos consumidores individuais, campanhas de organizações da sociedade civil, grupos de defesa do meio ambiente e movimentos sociais também desempenham um papel importante. Estes esforços coletivos ampliam o impacto da boicotagem e aumentam a pressão sobre as empresas, para que mudem suas práticas.

Os consumidores podem exercer pressão sobre as empresas também através de petições online e feedback direito. O poder das redes sociais e da internet permite que os compradores compartilhem informações sobre produtos e práticas empresariais questionáveis, além de facilitar a organização de protestos e movimentos sociais.

À medida que os consumidores se tornem conscientes do impacto de suas escolhas de consumo, crescerá a demanda por transparência e prestação de contas por parte das empresas. Isso pressionara as organizações a adoção de condutas sustentáveis, desde a cadeia de fornecimento até as políticas de descarte de resíduos.

Portanto, o poder dos consumidores no consumo consciente é uma força motriz para a mudança, capaz de impulsionar uma economia mais justa, equilibrada e sustentável.

Patricia Punder, é advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br



MAIS NOTÍCIAS

Assis está entre os 300 municípios do país com as maiores taxas de homicídio, diz Ipea

Cidade ocupa a posição 252 no ranking. Na região, Bauru e Ourinhos também aparecem na lista.

Mega Multi Outlet celebra dois anos em Paraguaçu e quem ganha o presente é você

A Mega Multi fica na Rua José da Cunha Guedes Brito, nº 290, na Vila Nova.

Imagens de câmera de segurança esclarecem acidente fatal envolvendo motos em Assis

As imagens revelam detalhes da batida frontal entre duas motos

Paraguaçuense participa de luta no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira, dia 21

Micael Braga vai lutar na categoria peso pena até 66 kg, contra o atleta Lucas Jax.

ÉJuninão 2024 promete três noites de animação em Echaporã

Entrada Franca e grandes atrações na 4º Edição da Festa Municipal

Comunidade Católica promove Novena em louvor a São Pedro Apóstolo

Haverá ainda procissão, missa solene e confraternização junina.

Associação Comercial divulga vagas de emprego e estágio em Paraguaçu Paulista

Vagas são para Repositor, Operador de Caixa e Estagiário.

Motorista morre após acidente entre picape e trator com semirreboque, em Euclides da Cunha Paulista

Ocorrência foi registrada, nesta terça-feira (18), na Rodovia Arlindo Béttio (SP-613).

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE