Domingo, 23 de Junho Paraguaçu Paulista 30ºC - 14ºC veja mais

O consumo consciente chegou para ficar

19/03/2024 - Patricia Punder, advogada e CEO da Punder Advogados


O consumo consciente chegou para ficar

Promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente, e este é o objetivo do consumo consciente. Ele envolve a reflexão sobre os impactos de nossas escolhas de consumo, desde a extração de recursos naturais até o descarte de resíduos.

Os consumidores têm o poder de influenciar as práticas das empresas por meio de suas escolhas de compra. Ao optarem por produtos de empresas comprometidas com a sustentabilidade, estão incentivando um modelo de negócios mais responsável e estimulando outras empresas a seguirem pelo mesmo caminho.

Sim, sofremos com a era do consumismo e apesar de toda a influência de algoritmos sugerindo o consumo desenfreado, entramos na era dos consumidores, onde estes estão tomando ciência do seu poder no mercado. Ao exercerem seu direito de compra, os usuários finais têm o poder de boicotarem empresas que consideram não ter práticas sustentáveis. Portanto, estas empresas podem sofrer prejuízos contínuos e abalo a sua reputação.

Além disso, o boicote não se limita apenas aos consumidores individuais, campanhas de organizações da sociedade civil, grupos de defesa do meio ambiente e movimentos sociais também desempenham um papel importante. Estes esforços coletivos ampliam o impacto da boicotagem e aumentam a pressão sobre as empresas, para que mudem suas práticas.

Os consumidores podem exercer pressão sobre as empresas também através de petições online e feedback direito. O poder das redes sociais e da internet permite que os compradores compartilhem informações sobre produtos e práticas empresariais questionáveis, além de facilitar a organização de protestos e movimentos sociais.

À medida que os consumidores se tornem conscientes do impacto de suas escolhas de consumo, crescerá a demanda por transparência e prestação de contas por parte das empresas. Isso pressionara as organizações a adoção de condutas sustentáveis, desde a cadeia de fornecimento até as políticas de descarte de resíduos.

Portanto, o poder dos consumidores no consumo consciente é uma força motriz para a mudança, capaz de impulsionar uma economia mais justa, equilibrada e sustentável.

Patricia Punder, é advogada e compliance officer com experiência internacional. Professora de Compliance no pós-MBA da USFSCAR e LEC – Legal Ethics and Compliance (SP). Uma das autoras do “Manual de Compliance”, lançado pela LEC em 2019 e Compliance – além do Manual 2020.

Com sólida experiência no Brasil e na América Latina, Patricia tem expertise na implementação de Programas de Governança e Compliance, LGPD, ESG, treinamentos; análise estratégica de avaliação e gestão de riscos, gestão na condução de crises de reputação corporativa e investigações envolvendo o DOJ (Department of Justice), SEC (Securities and Exchange Comission), AGU, CADE e TCU (Brasil). www.punder.adv.br



MAIS NOTÍCIAS

Com estiagem prolongada, Energisa alerta sobre o impacto das queimadas no fornecimento de energia

Chamas podem atingir a rede elétrica e impactar o fornecimento de energia.

Departamento de Esporte e Lazer inicia atividades de futebol de campo no distrito de Conceição

As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras.

Prefeitura de Paraguaçu anuncia as escolas da Rede Municipal que participarão dos Jogos Escolares

Com a participação de 12 escolas municipais o evento ocorrerá no mês de agosto.

Fazenda de SP notifica quase 100 mil donos de carros devedores do IPVA na região

No total, são 48.092 proprietários de veículos na região de Bauru e 45.791 na região de Marília

TJ suspende CP contra prefeito de Assis sobre o pagamento do piso dos professores

Relator concluiu que a CP se baseou em uma regra inconstitucional.

Paleontólogo encontra fóssil de crocodilo pré-histórico durante escavações em Marília

Willian Roberto Nava catalogou a nova descoberta no final de maio de 2024.

Homem é encontrado morto com sinais de violência em Assis

Corpo foi encontrado em estado avançado de decomposição, com as mãos amarradas e rosto coberto

STF retoma julgamento sobre atendimento de pessoas trans no SUS

Sessão virtual começou hoje e vai até 28 de junho.

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE