Paraguaçu Paulista aperta o cerco contra a dengue
27/02/2024 - As ações estão acontecendo simultaneamente em vários bairros.
A força tarefa do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, composta por Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, tem trabalhado diariamente para combater o avanço da dengue em nosso município.
Na última quinta-feira, dia 22, a equipe iniciou o trabalho com duas frentes. A primeira vem desenvolvendo os trabalhos desde a semana anterior, nas áreas pertencentes às Unidades Vila Nova 3 e 6, a segunda equipe começou a desenvolver um trabalho de bloqueio, identificação, eliminação de criadouros e pessoas com sintomas, na área pertencente a Unidade de Saúde Barra Funda 7.
Durante as visitas, os agentes têm encontrado focos do mosquito em diversos locais como, vasilha de água de animais, vasos de plantas, pneus e até brinquedos esquecidos no quintal.
O Departamento de Saúde, reforça o pedido para que a população receba os agentes e acompanhe a visita, além disso, é importante que as orientações sejam postas em prática para que juntos possamos combater o mosquito transmissor da dengue.
O vírus da dengue é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Em média, o tempo que demora para os sintomas aparecerem é de sete dias após a picada.
A dengue provoca uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são: febre acima de 38,5˚ C, dor de cabeça, dores nos ossos e articulações, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo, enjoo e vômitos.
Em caso de sintomas, o munícipe deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
A dengue mata! Faça sua parte!
Fonte: Vigilância em Saúde/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista