Conta de luz deve ficar mais cara em 2024, prevê Aneel
24/01/2024 - A expectativa é de um reajuste de 5,6%, acima do IPCA.

A conta de luz de ficar mais cara neste ano segundo previsão da Aneel. Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), afirmou em entrevista à CNN Brasil na segunda-feira (22) que a expectativa é de um reajuste de 5,6%, acima do IPCA (a inflação oficial do país) projetado para 2024, que é de 3,86%.
O que aconteceu
Sandoval afirmou que no ano passado a projeção de alta era de 6,8%. No entanto, o reajuste foi de 5,9% — ainda assim, acima da inflação para o período, que foi de 4,62%.
O diretor mencionou três motivos que explicam o reajuste. O primeiro é o aumento da rede de transmissão de energia, algo que é impulsionado pela "expansão natural" do país, que precisa de mais linhas e usinas para atender a população.
Ele também destacou os encargos setoriais, definidos pelo Congresso Nacional. Por fim, Sandoval mencionou o fim de um mecanismo que aliviou a conta nos últimos dois anos. Trata-se do fim da devolução dos créditos tributários das contribuições, que são decorrentes da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins. A maioria dos créditos que está sendo devolvida aos consumidores por pagamentos indevidos já foi utilizada.
A Aneel manteve a bandeira verde na conta de energia elétrica para o mês de janeiro. Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional nas contas. Segundo a agência, a continuidade de bandeira verde é consequência das "condições favoráveis de geração de energia" desde abril de 2022.
O anúncio do reajuste acontece em um momento em que as empresas de energia, e mesmo a própria Aneel, recebem uma série de reclamações de consumidores e até de políticos. Desde o final do ano passado, as quedas de energia têm sido constantes após as fortes chuvas, comuns no verão.
Fonte: Uol Economia