Quinta-Feira, 26 de Dezembro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Energisa alerta população sobre riscos elétricos nos dias chuvosos

22/01/2024 - Evitar ficar exposto a céu aberto durante aproximação de temporais é uma das recomendações.


Energisa alerta população sobre riscos elétricos nos dias chuvosos

A meteorologia prevê mais chuvas para os próximos dias nas regiões de Assis e Tupã. De olho no clima, a Energisa segue com as equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes graves com a eletricidade nos dias chuvosos. O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, relembra os riscos com os quais você pode se deparar em situações de chuvas fortes:

"Principalmente no verão, há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas".

Entre as atitudes, ele destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. "Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e evite acidentes com raios".

Dependendo da complexidade do temporal, se estiver na rua e encontrar árvore sobre a rede elétrica, poste quebrado ou cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos. Também é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos. Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal.

Acidente com veículos

Em 2023, nos municípios atendidos pela Energisa Sul-Sudeste nas regiões de Assis e de Tupã, foram registrados 52 acidentes de veículos contra postes. Diante desse cenário preocupante, a concessionária reforça o alerta sobre como agir nessas situações. Se um veículo colidir contra um poste ou um cabo de energia se romper e atingi-lo, quem está do lado de fora precisa manter a distância e acionar imediatamente a Energisa e o Corpo de Bombeiros. Já o motorista e passageiros devem ficar calmos, aguardando dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada das equipes de socorro que farão o resgate com segurança.

Isso porque nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona como o que se chama na Física de "Gaiola de Faraday". De forma didática, quando um carro — que representa uma gaiola — é atingido por raios, fios energizados ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo e ao tocar as partes metálicas, a pessoa pode ser acometida por um choque elétrico fatal. "Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para não tomar um choque", finaliza Rodrigo.

Para saber mais dicas de segurança e evitar acidentes elétricos, acesse seguranca.energisa.com.br. Em situações emergenciais, contate o 0800 70 10 326 ou acesse o aplicativo Energisa On.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Natal Solidário JAR 2024 entregou mais de mil brinquedos para crianças em Paraguaçu Paulista

A iniciativa foi desenvolvida pela JAR (Juventudes Agostinianas Recoletas) de Paraguaçu Paulista

Homem é baleado por policiais durante perseguição e morre um dia antes do aniversário, em Iepê

Vítima, de 28 anos, teria apontado um revolver para os agentes, que atiraram.

INSS divulga calendário de pagamentos para 2025

Datas levam em conta número final do cartão de benefício.

Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes

Foram excluídos condenados pelo 8 de janeiro e abuso de autoridade

Homem fica gravemente ferido após ser atropelado por caminhão em rodovia de Marília

Vítima sofreu fratura na perna e foi socorrida em estado grave na manhã de segunda-feira (23)

Homem é condenado a 12 anos de prisão por estuprar a filha em Bauru

De acordo com a denúncia, caso aconteceu em maio de 2022 na casa da vítima. 

Paraguaçuense é campeão na Categoria Jovem no Circuito Rancho Primavera de Três Tambores

João Vitor compete em provas de 3 tambores desde os 8 anos de idade

Escritora paraguaçuense participa do Festival Mundial de Poesias

Encontro teve a participação de escritores e poetas do mundo todo, com tradução para 72 idiomas.

ANUNCIE DIVULGUE