Após incidentes com mordidas de peixes, Turismo emite Nota Oficial sobre o Grande Lago
04/01/2024 - O banho na praia artificial do Grande Lago está suspenso provisoriamente até 28/02.
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Turismo e Cultura, esclareceu quais medidas começaram a ser adotadas, a partir de 03 de janeiro de 2024, em relação aos incidentes de mordidas de peixes que vem ocorrendo no Balneário Municipal.
O Diretor do Departamento de Turismo e Cultura, Rubens Aleixo, decidiu suspender provisoriamente o banho na praia artificial do Grande Lago durante este período que vai até o dia 28/02. Apesar do número elevado de pessoas utilizando a praia municipal, o número de incidentes é considerado baixo.
O Diretor explicou que as ocorrências se devem à piracema, que é o período da desova dos peixes que procuram as águas mais rasas para o procedimento, que acontece entre 1º de novembro a 28 de fevereiro, portanto o peixe, que está em seu habitat, se comporta de maneira protecionista e não há o que se fazer a respeito.
O Balneário Municipal é um lago artificial, e incidentes deste tipo podem ocorrer, embora não houvesse esse tipo de ocorrência nos anos anteriores, por diversas razões. Mesmo diante de tal fato ser de ocorrência natural o Departamento de Turismo já acionou o Departamento de Meio Ambiente quanto a realizar os estudos necessários para que esse tipo de ocorrência possa ser eliminado para os próximos anos.
O Diretor lembra que Balneário Municipal, a partir desta data, estará disponível normalmente para a utilização de embarcações (jet sky, barcos e outros), churrascos, passeios com a família, e podendo ser utilizado o sistema de chuveiros para se refrescarem do calor.
O vídeo com o comunicado na íntegra está disponível no Facebook da TV Paraguaçu
Fonte: Departamento de Turismo e Cultura