Panfletos de propaganda também entopem bueiros em Paraguaçu
26/04/2019 - O pessoal contratado por uma empresa da cidade despejou 3 fardos do material impresso em um bueiro.
Em outubro do ano passado, o Departamento Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Paraguaçu Paulista fez a limpeza e manutenção em 40 bueiros, em diversas localidades da cidade. Além de desentupidos, alguns tiveram suas tampas de concreto refeitas. Havia cerca de dez anos que os bueiros, as conhecidas bocas de lobo, não recebiam manutenção em Paraguaçu Paulista, o que causava transtornos para a administração municipal e para a população, principalmente no período de chuva, como o transbordamento da água da enxurrada.
Fora essa força-tarefa realizada em toda a cidade há seis meses, a manutenção desses bueiros é um trabalho constante executado pelo Departamento de Obras, segundo informação do diretor Mauro Goldim. Ocorre que o trabalho nem sempre tem resultado porque a própria população não colabora, jogando todo tipo de lixo nos bueiros.
Recentemente a equipe da Prefeitura fez a retirada, de dentro de um dos bueiros, de material impresso de um supermercado da cidade. Em vez de distribuir os panfletos, o pessoal contratado pela empresa despejou três fardos da propaganda volante impressa em um bueiro da cidade. “Recolhemos o material que já estava começando a entupir a boca de lobo e levamos no supermercado, para mostrar que eles estavam jogando dinheiro fora, além de causar prejuízo ao município, mesmo sem saber”, informou Mauro.
As sacolas plásticas também são outro problema constante nos bueiros, diz o diretor de Obras. “Uma das coisas que mais tiramos dos bueiros são as sacolas plásticas. Elas vão amontoando e, em algum lugar da rede, entopem e fazem com que a passagem da água fique obstruída, o que provoca alagamentos no caso de chuva”, alertou Mauro.
A prefeita Almira ressalta que o entupimento de uma rede de águas pluviais, como o caso dos bueiros, traz prejuízos à Prefeitura e à população, com o rompimento do asfalto ou da própria rede. “Até mesmo o morador pode ter a sua casa invadida pela água em época de chuva, no caso dos bueiros ficarem entupidos. Por mais que a Prefeitura faça a manutenção regularmente, se a população não parar de jogar lixo nos bueiros, teremos problemas sempre”, destacou a prefeita Almira.
ACONTECEU TAMBÉM EM QUATÁ
Após um vazamento de água no campo sintético de Quatá, inaugurado a pouco tempo no município, equipes da Prefeitura localizaram uma quantidade muito grande de panfletos de propaganda.
A denúncia foi feita na noite desta quinta-feira, dia 25, pelo prefeito de Quatá, Marcelo Pecchio, em um vídeo divulgado na página oficial da Prefeitura de Quatá no Facebook.
Segundo Pecchio, os mais de 2 mil panfletos descartados no local são do Supermercado Kawakami, de Paraguaçu Paulista.
“Vamos acionar o pessoal do Kawakami e vocês venham aqui e fiscalizem esse pessoal que vocês estão contratando para ficar jogando o dinheiro de vocês fora e trazendo prejuízo para a Prefeitura de Quatá”, ressaltou o prefeito.