Dicas para tranquilizar os animais na hora dos fogos da virada
31/12/2023 - Veterinária dá dicas de como proteger o seu pet dos barulhos dos fogos
Sabemos que os cães e gatos são mais sensíveis aos sons. Isso porque, eles possuem uma audição muito melhor que a do ser humano e são mais afetados por barulhos altos, que acabam causando estresse e incômodo a eles. Em determinados casos, os animaizinhos podem se assustar e fugir de casa, podem ter crises de ansiedade e até passar por estados de congelamento.
É por isso que existe uma lei que proíbe a soltura de fogos de artifício que emitam qualquer tipo de som. Essas medidas garantem não só a saúde dos pets, mas também de pessoas mais frágeis aos sons, pessoas com autismo, idosos e pacientes de hospitais.
No entanto, no final do ano fica mais difícil evitar os estopins dos fogos da virada. Então, para garantir mais tranquilidade nessa época do ano, a veterinária Ana Elisa Arruda Rocha deixa algumas dicas. Confira:
- Dicas para proteger o seu pet dos barulhos dos fogos
É importante reforçar que cada animal tem um tipo de reação diferente à situação. Mas existem algumas indicações que podem ajudar a diminuir o estresse relacionado ao barulho e garantir a segurança do seu pet.
- Não deixe o animal sozinho nessa época do ano. É muito importante estar perto do seu pet para que ele se sinta seguro e para evitar que ele não fuja durante o momento de maior estresse.
- Cuide com a sua reação como tutor. É importante manter a sua serenidade e tranquilidade durante os fogos e outros barulhos, sem pegar o animal no colar e demonstrar receio, para que ele não associe a situação ao medo e à insegurança.
- Use faixas de proteção. Se o seu pet já demonstrou algum estresse mais grave com os fogos, uma manobra que pode ajudar é usar uma faixa de leve compressão no tórax, aumentando a sensação de segurança do bichinho. Também, uma faixa ao redor dos ouvidos pode amenizar o susto.
- Treine o seu pet antes da virada. Uma tentativa válida é ir acostumando o animal aos poucos. Coloque sons de fogos no celular e vá aumentando o volume. Lembre-se de dar recompensas conforme o animal for demonstrando uma boa reação.
- Distraia o pet durante a hora da virada. Prepare o animal para o momento auge dos fogos com distrações, como uma música mais alta e calma tocando no ambiente.
Além dessas dicas, a veterinária reforça que não se deve usar sedativos no animal sem indicação médica. A utilização incorreta pode trazer consequências graves para a saúde do seu pet.
Teste a técnica da faixa para cachorro, que consiste em usar uma faixa ou pano no cãozinho para reduzir o desconforto.
Fonte: Globo