Quarta-Feira, 30 de Abril Paraguaçu Paulista 26ºC - 15ºC veja mais

Alunos da rede municipal de Paraguaçu Paulista e de Rondônia trocam experiências na Internet

27/11/2023 - A atividade envolveu os alunos do 3º ano na EMEF Prof. Antônio Mazzei.


Alunos da rede municipal de Paraguaçu Paulista e de Rondônia trocam experiências na Internet

Mais de 2,4 mil quilômetros separam Paraguaçu Paulista (SP) de Jaru (RO). Apesar da distância geográfica, alunos desses dois municípios embarcaram em uma jornada virtual para trocar experiências e conhecimentos. Com o objetivo de promover o diálogo, estimular a pesquisa, o senso crítico e a troca de informações entre eles, o projeto-piloto “Eu vi na Internet” envolveu professores, alunos e a equipe da Aprende Brasil Educação.
Estudantes das duas localidades se reuniram on-line, com o propósito de desbravar as peculiaridades de suas respectivas cidades. Tanto os paraguaçuenses quanto os jaruenses tiveram uma aula sobre as histórias dos municípios, localização, clima, características culturais, prédios históricos e curiosidades.
A representante da Aprende Brasil Educação, Damila Bonato, explicou que a proposta foi fundamentada no aprender a partir de elementos que os alunos gostem. Assim, o ponto alto foi a produção, com o próprio celular, de vídeos curtos por parte dos estudantes. Os alunos puderam se ver no resultado da pesquisa e também perceber que nem tudo que está na Internet é confiável, é verdadeiro. “Ver os alunos entusiasmados e eufóricos para apresentar o que haviam preparado é a validação que o projeto alcançou o objetivo proposto”, observou Damila.
A diretora da Educação Municipal, Paula Renata Bertho, explica que, no mês de agosto, houve uma reunião do Departamento de Educação com a equipe da Aprende Brasil e, à época, foi apresentado o desafio. Após, a supervisora Marla Gil, entregou às professoras Fernanda Rogério e Talita de Pádua, na escola Mazzei, a execução do trabalho.
Em Paraguaçu Paulista, a atividade envolveu os alunos do 3º ano, da sala da professora Clarice Camargo Silva Catharino, na EMEF Prof. Antônio Mazzei.
Ao coordenar o projeto, a professora Talita destaca que a ação foi uma oportunidade para os estudantes ampliarem os conhecimentos sem sair da sala de aula: “Conhecer outras culturas e outros lugares é fundamental para que nossas crianças entendam que o mundo é muito maior que as fronteiras físicas. Esse intercâmbio é uma chance única para que eles saibam que há vivências diferentes daquelas que experimentam”.
A troca de experiências entre as crianças dos dois estados transcendeu fronteiras e permitiu construir pontes de entendimento, valorizando o potencial da tecnologia ao enriquecer a experiência educacional.

 

Fonte: Departamento de Educação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Suspensão de Concurso para Guarda Municipal em Paraguaçu ganha destaque regional

Certame foi suspenso após vazamento de fotos das provas.

Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham

Vereadores reúnem-se com gestor e provedor da Santa Casa

O intuito do bate-papo foi levantar questionamentos que a população fez para alguns vereadores.

ETEC de Paraguaçu Paulista realiza processo seletivo para professor de sociologia e filosofia

As inscrições poderão ser feitas no período de 30 de abril a 14 de maio.

PAT de Paraguaçu Paulista tem oportunidades de emprego disponíveis nesta semana

Vagas são para pedreiro, servente de obras, carpinteiro e operador de máquinas.

Paraguaçuense lança livro para ajudar líderes a se destacarem no mercado de trabalho

Nascido em Paraguaçu, ele atua na área de liderança de pessoas há mais de 19 anos.

Dois jovens de 20 anos são presos por tráfico de drogas em Assis

Policiais encontraram maconha, cocaína, balanças de precisão, celulares e dinheiro.

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 8 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

ANUNCIE DIVULGUE