Farmacêutica traz a técnica do furo de orelha humanizado em bebês para Paraguaçu Paulista
01/11/2023 - Procedimento garante furo sem dor e traumas para bebês e mamães.
Muitas mamães têm medo de furar a orelhinha de suas bebês, preocupadas se isso vai causar dor e sofrimento. Pensando nisso, a farmacêutica Giovana Andrade trouxe para Paraguaçu Paulista a técnica do furo de orelha humanizado, que consiste em um conjunto de ações para que o primeiro brinquinho seja colocado de maneira segura e confortável para a bebê.
São utilizadas técnicas de distração neurológica, pomada anestésica e crioterapia, podendo ser realizada com a bebê dormindo, mamando e ainda no seu ambiente domiciliar, que é um espaço confortável e aconchegante tanto para a mãe quanto para a bebê.
O furo de orelha humanizado espera e respeita o tempo de cada bebê e ainda utiliza somente brincos que sejam biocompatíveis para perfuração, visando garantir uma cicatrização perfeita do furinho.
Segundo Giovana, antigamente muitas bebês já saíam da maternidade com o brinquinho nas orelhinhas e, por incrível que pareça, hoje em dia isso ainda acontece em alguns lugares. Entretanto, isso não é recomendado.
“No ambiente hospitalar, a bebezinha ainda não tem nenhuma imunidade, o ambiente não está preparado para realizar uma perfuração auricular de maneira asséptica e as chances de contaminação aumentam de maneira considerável”, destaca.
Além do mais, segundo Giovana, realizar uma perfuração com o brinco não apropriado para isso, como é feito na maioria das vezes, faz com que a bebê sinta muito mais, não se faz uso de pomada anestésica e muito menos espera o tempo da bebê para realizar a perfuração no melhor momento.
“No furo humanizado espera-se 10 dias após o nascimento, realiza-se com materiais adequados para perfuração, materiais estéreis e técnica asséptica, noções de auriculoterapia, pomada anestésica e técnicas para minimizar ao máximo a dor e desconforto”, ressaltou a farmacêutica.
O grande diferencial é que o procedimento é realizado na casa da bebê, ambiente onde ela se sente mais acolhida e tranquila. “O primeiro furinho na orelha de sua bebê não precisa ser traumático”, destaca Giovana.
A PROFISSIONAL
Giovana Andrade é farmacêutica há cinco anos e atuou por três anos em farmácia hospitalar. Atualmente, trabalha como farmacêutica em Drogaria e na colocação de brinquinhos em bebês, crianças e adultos. Também atua na colocação de piercings auriculares.
“Por muitos anos, observei o modo como era feito a colocação de brincos durante algumas experiências de trabalho, foi aí que resolvi trazer o Furo de Orelha Humanizado para Paraguaçu Paulista, uma técnica conhecida já em cidades maiores e que trata a perfuração auricular de uma forma diferente das técnicas já conhecidas”, disse. “Meu maior comprometimento é tratar com zelo, respeito, carinho e prezar pela saúde de cada bebê, criança ou adulto que eu atenda”, finalizou.
Para conhecer mais sobre o trabalho da Giovana, acesse o seu perfil no Instagram @giovana.furohumanizado ou entre em contato pelo whatsapp (18)99617-0702.
Redação TV Paraguaçu