Feriado prolongado: Veja 10 opções em Paraguaçu Paulista e região
31/10/2023 - Está recebendo parentes em casa? Confira opções para aproveitar bastante.
Quer aproveitar o feriado prolongado em grande estilo, reunindo familiares e amigos em atividades e locais de lazer, diversão e descanso? A TV Paraguaçu preparou uma lista de locais que você vai amar.
1 – GRANDE LAGO EM PARAGUAÇU PAULISTA
O lugar é ideal para quem busca tranquilidade e sossego e ainda oferece aquele contato com a natureza e uma estrutura ampla, composta por estacionamento, quiosques, parque e playground para as crianças e a praia pública para os visitantes. Os quiosques, equipados com energia elétrica, pia e churrasqueira, ficam na parte arborizada do Grande Lago e garantem aos usuários muita tranquilidade e diversão. As famílias usam o espaço para fazer churrasco e descansar à sombra nos 20 quiosques disponíveis para locação e o aluguel de cada quiosque custa R$50,00.
Além dos quiosques, o Grande Lago conta com a praia pública, apreciada principalmente pelas crianças. E nos dias de altas temperaturas, a diversão é garantida. O local conta com apoio de Guarda-Vidas, que preservam a segurança dos banhistas. O espaço abre de terça a sexta, das 13h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Na segunda-feira o local é fechado para manutenção.
Para obter mais informações sobre o local e reservar quiosques, basta entrar em contato pelo número (18)99750-9324.
2 – FAZENDA PALMA, EM VARPA
A fazenda Palma tem um alojamento com capacidade para receber 400 pessoas, refeitório para cerca de mil pessoas, cachoeiras, piscinas, trilhas e vegetação privilegiada. A Sede da Fazenda Palma possui cerca de seis alqueires, sendo que o território total da fazenda é de aproximadamente 200 alqueires.
Hoje Varpa e a Fazenda Palma são as principais atrações turísticas do município de Tupã. Muitos habitantes ainda preservam a cultura Letônia.
Além do comércio de produtos gastronômicos caseiros, da arquitetura típica e do ecoturismo da Fazenda Palma, Varpa apresenta ainda o Museu dos Pioneiros de Varpa “Janis Erdbergs”, com um acervo rico que relata a história de seu fundador e do povo leto.
3 – BALNEÁRIO LARANJA DOCE, EM MARTINÓPOLIS
Na lagoa Laranja Doce, no Balneário Municipal de Martinópolis, uma das opções de praias e esportes náuticos do interior paulista, o visitante tem à disposição quiosques, campo de futebol, calçadão para caminhada, parquinho para crianças, lanchonete, praia e muita sombra de grandes árvores. O local também conta com um restaurante, espaço que está localizado o Kombicoptero. Na enorme lagoa é permitido o banho, a pesca, caiaque e jet sky. No entorno da represa há opções de camping, pousadas e chalés.
4 – ECOLAGO DE ASSIS
O Ecolago Municipal de Assis é uma ótima opção de contato com a natureza para um lazer de qualidade. Com ampla área verde, o espaço tem uma represa onde é possível nadar, andar de pedalinho, caiaque além da pesca esportiva e trilha ecológica.
Aos finais de semana, conta com programações especiais como o passeio contemplativo de trenzinho pela floresta e outras atividades interativas. A infraestrutura é composta por parque infantil, quadras poliesportivas para futebol e vôlei de areia, estacionamento e 13 quiosques para lanche ou churrasco. O Ecolago também é um espaço para educação ambiental com agendamento prévio de escolas e grupos organizados.
5 – BALNEÁRIO DE RANCHARIA
No entorno das águas represadas do rio Capivari está um grande complexo de lazer náutico, o Balneário Municipal de Rancharia. Para passar o dia ou uma temporada, é o local ideal a espantar o estresse ou o calor com bons momentos de diversão em seus quiosques, quadras esportivas, grande área verde, parquinho para crianças e, claro, no próprio lago, onde é possível pescar, nadar, andar de jet sky ou barco. No local há opções para camping e hospedagem em hotéis ou casas de aluguel.
6 – CACHOEIRA DA FENDA E TOCA DA ONÇA
As cachoeiras estão localizadas a 10km da cidade de Quatá, na região de Rancharia e Paraguaçu Paulista. Ao chegar, os aventureiros podem estacionar o carro e seguir por uma trilha andando, até a primeira cachoeira, Toca da Onça. No local, há uma gruta e também o Poço da Onça, onde é possível aproveitar a água para dar um mergulho. Seguindo por uma nova trilha, descendo pelo rio por cerca de 15 minutos, encontra-se a Cachoeira da Fenda, onde há também um cânion, por onde a água desce por dentro, trazendo uma experiência incrível para quem passar por lá.
Atenção: não é recomendado realizar o passeio sozinho ou na companhia de grupos que desconhecem a trilha, busque o apoio de um guia especializado ou uma agência que organize visitas ao local. Preze sempre por sua segurança.
7 – PRAINHA DE SALTO GRANDE
O lazer na praia e esportes na água confere a Salto Grande um bom passeio. Às margens do rio Paranapanema, a “prainha” proporciona boas horas de lazer à sombra das árvores, no balanço infinito, na ciclovia, no campo de vôlei de areia ou nos passeios de barco, jet sky e banana boat, além dos mergulhos refrescantes. Os visitantes aproveitam também para piqueniques e churrascos.
8 – FAZENDA SÃO JOÃO E MORRO DO GAVIÃO
Localizada em Ribeirão Claro, norte do Paraná, a Fazenda São João é um complexo ecoturístico que pode ser acessado facilmente pela Rodovia Raposo Tavares – 270, sentido Chavantes. O complexo compõe a Rota Turística Angra Doce que engloba os rios Paranapanema e Itararé. A Fazenda São João é uma área rural repleta de atrativos naturais, como montanhas e cachoeiras em uma paisagem maravilhosa e preservada, composta por uma programação diversificada com roteiros de aventura para todas as idades, reservas para eventos e ensaios fotográficos, além de uma gastronomia diferenciada.
9 – PARQUE ESTADUAL MORRO DO DIABO
Com trilhas para caminhada e para ciclistas, opção para montanhismo, mirante, rios e lagos, o Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, proporciona momentos de contemplação da natureza, animais e observação de pássaros (birdwatching). O parque tem ampla estrutura para o visitante, com passeio monitorado e feito com agendamento prévio, educação ambiental e espaço para cursos e eventos. Além disso, conta com estrutura para motorhome, com estacionamento próximo a sanitários, área coberta e energia elétrica.
10 – ORLA FLUVIAL DE PRESIDENTE EPITÁCIO
Na Orla Fluvial, em Presidente Epitácio, o visitante curte a brisa leve e fresca e um bom refresco nas águas caudalosas do rio Paraná. Com um complexo de lazer e esportes para todo tipo de desejo, a Orla permite bons momentos com amigos e família e também de adrenalina com esportes náuticos e radicais. Na Orla, é possível experimentar as delícias da gastronomia local, especialmente a tilápia caipira, eleito o prato típico, e contemplar aquele que é considerado “o mais belo por do sol do Brasil”. Com tanta água, a cidade tornou-se especializada e uma referência no turismo de pesca esportiva, praticada no lago de Porto Primavera, sobre o qual está um de seus cartões postais, a ponte Helio Serejo, que liga com mais de 10 quilômetros os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Redação TV Paraguaçu, com informações e fotos do 'Turismo da Gente'