Raio atinge e mata cavalo durante temporal, em Presidente Prudente
31/10/2023 - Em nove horas, cidade registrou quase 800 descargas elétricas.
Um cavalo morreu ao ser atingido por um raio em um barranco de um terreno, durante o temporal registrado na última sexta-feira (27), no Parque Residencial Jardins, em Presidente Prudente (SP).
De acordo com informações repassadas pelo coordenador da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea de Jesus, o órgão foi comunicado sobre o caso apenas nesta segunda-feira (30), quando constatou a situação no local onde o corpo do equino ficou estirado durante todo o fim de semana.
Ao todo, 787 raios caíram em Presidente Prudente, das 15h às 23h59 da última sexta-feira, segundo o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).
Nesta segunda-feira, a Defesa Civil atendeu a 12 vistorias de colapso em edificações, principalmente comerciais, ainda relacionadas às consequências do temporal.
A reportagem solicitou um posicionamento oficial à Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco), que informou que “o animal já foi recolhido” com apoio de "maquinários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos".
O temporal
As fortes chuvas e ventos que atingiram o Oeste Paulista na tarde da última sexta-feira provocaram em torno de 130 ocorrências de quedas de árvores em Presidente Prudente.
Ainda houve o registro de 20 quedas de fios energizados e outras cinco ocorrências de destelhamentos e desabamentos em Presidente Prudente.
Duas pessoas tiveram ferimentos leves em decorrência do temporal e também foram observados pontos de alagamentos na cidade, como o trecho que fica no cruzamento entre a Rua Donato Armelin e as avenidas 14 de Setembro e 11 de Maio, no Parque do Povo.
Fonte: G1