Câmara tem iluminação especial dedicada ao Agosto Lilás
22/08/2023 - Mês marca o combate à violência contra a mulher.
O mês de agosto é dedicado à Campanha Agosto Lilás, marcado pelo combate à violência contra a mulher. A Câmara de Vereadores, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, tem apoiado a causa e promovido algumas ações para destacar o tema.
Uma das ações é a iluminação especial do prédio da Câmara, que está com luzes lilás em sua fachada, buscando trazer a reflexão sobre o avanço da Lei Maria da Penha para a segurança do público feminino. Assim, as pessoas que passarem pela Câmara Municipal no período da noite, durante este mês, verão a iluminação na temática da campanha Agosto Lilás.
“A iniciativa é mais uma das ações que a Procuradoria Especial da Mulher vem desenvolvendo nesse mês de agosto, com o objetivo de envolver e alertar a população nesta luta. A informação é uma ferramenta para prevenção e conscientização das vítimas, como familiares e amigos, para identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência”, disse a Procuradora da Mulher, Graciane de Madureira.
Aos interessados em entrar em contato com a Procuradoria Especial da Mulher, existem os seguintes meios de atendimento: Presencial: Rua Guerino Matheus, 205 – Jardim Paulista; Telefônico: (18) 3361-5300; ou pelo e-mail da Procuradora-Geral: gracianedemadureira@paraguacupaulista.leg.sp.br
Além da Procuradoria Especial da Mulher, as vítimas de violência têm vários canais para encaminhar denúncias e pedir socorro, principalmente pelo número 180. O telefone é de abrangência nacional e as denúncias podem ser feitas de forma gratuita e confidencial. A central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados.
Também podem procurar ajuda pelos seguintes canais:
190 da Polícia Militar;
Delegacia da Mulher, que fica na Rua Maria Martins, 130, Vila Afini, telefone 3361-7254;
CREAS, na Rua XV de Novembro, 500 (antigo Palace Hotel), telefone 3361-9679.
A Procuradoria é formada pelas 4 vereadoras desta Legislatura, sendo a vereadora Graciane de Madureira como Procuradora; Vilma Bertho como Vice; e Professora Delmira e Vanes Generoso como Adjuntas.
Fonte: Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara