Sexta-Feira, 02 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 14ºC veja mais

Frio está com os dias contados: massa de ar quente vai fazer subir temperaturas em todo o Brasil

15/08/2023 - Com a mudança, umidade deve ficar em 30%, nível considerado estado de atenção.


Frio está com os dias contados: massa de ar quente vai fazer subir temperaturas em todo o Brasil

Apesar do começo de semana frio, uma grande massa de ar quente vai trazer calor para todo o Brasil a partir de quarta-feira (16). São esperadas temperaturas acima da média, principalmente na Região Sul, que teve madrugadas com geada no fim de semana.

Com a mudança, são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC na fronteira oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul.

Já em São Paulo a terça-feira (15) deve ter máxima de 24ºC, mas até o fim da semana é esperada uma alta com termômetros chegando aos 30°C na sexta-feira (18), resultado do ar seco que se estabelece no estado. Não há expectativa para chuva em todas as regiões paulistas, inclusive no litoral.

Como consequência, de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 30%, patamar considerado "estado de atenção".

Na divisa de São Paulo com o Triângulo de Minas gerais a umidade deve chegar a patamares mais baixos, inferiores a 20%, configurando um estado de alerta.

No fim de semana, o cenário deve mudar de novo. Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve romper a massa de ar quente no Sul do Brasil na sexta-feira, trazendo temperaturas amenas em parte do centro-oeste e do sudeste do país no sábado e domingo. Mesmo assim, muitas áreas das duas regiões vão seguir quentes e com tardes de calor.

Veja abaixo a previsão de chuva por região:

Norte: volume de chuva maior que 50 milímetros no noroeste do Amazonas e sul de Roraima, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Pará, o tempo seco e sem chuvas predomina.
Nordeste: o tempo segue com variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral baiano pelo transporte de umidade vindo do oceano. Nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
Centro-Oeste e Sudeste: a persistência de uma massa de ar seco vai deixar o tempo estável e sem chuvas em praticamente todas as regiões. Entre os dias 14 e 15 de agosto, um sistema de baixa pressão vai causar instabilidade e chuvas em áreas de Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. A partir do dia 18, o clima volta a ficar instável nestas áreas, além do Rio de Janeiro, com acumulados de chuvas inferiores a 50 mm. Também podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente, na Região Centro-Oeste e norte de Minas Gerais.
Sul: há previsão de tempo seco e sem chuvas no início da semana. Porém, a atuação de uma frente fria entre os dias 18 e 19, seguida pela persistência de áreas de instabilidade, vai causar acumulados de chuva que podem ultrapassar os 30 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Esses volumes podem ser ainda maiores, chegando aos 50 mm em áreas do norte do Paraná. Já na faixa leste da região, o volume de chuva deve ser baixo.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Pardal toma posse como novo presidente do Paraguaçu Tênis Clube

A nova diretoria do PTC assumiu o mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio.

Funcionário é agredido por menores em casa de acolhimento no interior de SP

Cuidadores relataram que clima de violência é frequentes na unidade, em Tupã

Homem de 23 anos é preso em Assis por tráfico de drogas

Policiais foram informados de que ele armazenava drogas em sua residência.

Três ficam feridos após carro capotar e se arrastar com as rodas para cima por 56 metros em Florínea

Segundo informações da Artesp, o acidente foi na Rodovia Miguel Jubran (SP-333)

Tarifas de pedágio da BR-153 são reajustadas no interior de SP; confira os valores

Novas tarifas passam a valer na madrugada do sábado nas praças de pedágio

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.

Paraguaçu Paulista realizará vacinação contra raiva para cães e gatos na próxima sexta-feira, dia 9

Vacinação acontecerá em frente ao Colégio Paraguaçu.

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos positivos de dengue em Paraguaçu Paulista

Em uma semana, os casos subiram de 152 para 188

ANUNCIE DIVULGUE