Sábado, 19 de Outubro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

Poupatempo de Paraguaçu e região promove mutirão de reconhecimento de paternidade

11/08/2023 - Objetivo é ajudar cidadãos que não possuem nome do pai na certidão de nascimento


Poupatempo de Paraguaçu e região promove mutirão de reconhecimento de paternidade

Em comemoração ao Dia dos Pais, o Poupatempo realiza, nesta sexta e sábado, um mutirão do programa "Encontre seu pai aqui". O objetivo é ajudar os cidadãos que não possuem o nome do pai na certidão de nascimento a terem a paternidade reconhecida legalmente.

Os atendimentos, feitos em parceria com o MPE (Ministério Público Estadual), acontecem em todos os postos no Estado, durante o horário de funcionamento das unidades. Em Paraguaçu Paulista ele está localizado na Rua André Luiz Brizo, 248 - Vila Nova, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.

Quem pode participar

Para dar entrada ao processo de identificação de paternidade, é necessário seguir alguns requisitos: comparecer munido de documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (válida apenas para menores de 18 anos); presença simultânea do (os) autor (es), da mãe e do suposto pai, ou de todos os envolvidos; e, na hipótese de qualquer uma das partes ser absolutamente incapaz, deverá estar representada ou assistida na forma da lei, apresentando documento comprobatório de sua condição.

Como funciona

A solicitação do termo de indicação de paternidade, disponível no portal www.poupatempo.sp.gov.br, deve ser preenchida e entregue nas unidades do Poupatempo por alguém com mais de 18 anos e pode beneficiar pessoas de qualquer idade. Para simplificar o processo e evitar cobrança de taxas judiciais nos cartórios, o requerente pode declarar-se incapacitado de arcar com as despesas do processo. É necessário apresentar documento de identificação e cópia.

Depois de digitalizar o formulário e as cópias dos documentos, o Poupatempo enviará o material por e-mail para o MPE. A partir daí, o promotor de Justiça competente, se o pai for localizado e voluntariamente concordar, providenciará a averbação e a extração de uma nova certidão de nascimento, que será entregue ao interessado num prazo estipulado pelo MPE.

Caso o pai não seja encontrado, não faça o reconhecimento ou tenha dúvidas sobre a paternidade, o promotor poderá encaminhar o interessado a um serviço de assistência judiciária (Defensoria, faculdades de Direito ou serviços municipais).

Em 26 de março de 2018, foi elaborado um protocolo de intenções com o objetivo de estabelecer parcerias para agilizar a realização de perícias de vínculo genético junto ao MPE. Desta forma, o Imesc (Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo) contribui com a demanda do Judiciário e promove celeridade aos atendimentos. Em abril de 2021, o Ministério Público prorrogou o convênio por mais cinco anos.



MAIS NOTÍCIAS

Projetos de MMA e Boxe garantem atividades socioeducativas a jovens em Paraguaçu Paulista

Os interessados devem procurar o Departamento Municipal de Esporte e Lazer.

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 21 de outubro, para mais uma Sessão Ordinária

Foram protocoladas 7 indicações e 4 requerimentos.

Polícia Rodoviária prende traficante com quase 200 kg de maconha em rodovia de Maracaí

Diversos fardos de maconha em um dos semirreboques de um caminhão.

Associação dos Funcionários da Cocal realiza entrega de alimentos para a entidade Luízas de Marilac

Os alimentos foram arrecadados durante a Campanha Empatia que Alimenta.

Sunny Tecnologia vai sortear um kit fotovoltaico; saiba como concorrer

A Sunny Tecnologia é especializada em energia solar, com preços super acessíveis

Peça Lá no Arto da Montanha será apresentada gratuitamente neste domingo (20) em Paraguaçu Paulista

Apresentação será às 20h no Salão Cultural do Ponto de Cultura.

Professora fica ferida após ser agredida por mãe de aluno em escola estadual de Bauru

Caso aconteceu na segunda (14), um dia antes do Dia dos Professores no estacionamento da escola.

Falsas agentes de saúde aplicam golpes em idosos e causam prejuízos de mais de R$ 40 mil

Ocorrências foram registradas em Presidente Prudente (SP).

ANUNCIE DIVULGUE