Domingo, 20 de Outubro Paraguaçu Paulista 31ºC - 20ºC veja mais

Pipa enroscada na rede elétrica deixou 4 mil pessoas sem energia em Paraguaçu, afirma Energisa

27/07/2023 - Além da interrupção no fornecimento de energia, prática é um risco à segurança da comunidade


Pipa enroscada na rede elétrica deixou 4 mil pessoas sem energia em Paraguaçu, afirma Energisa

No final da tarde desta quarta-feira (26), mais de 4,4 mil clientes ficaram sem energia em Paraguaçu Paulista por causa de uma pipa enroscada na rede elétrica. A ocorrência resultou no rompimento de cabos de média tensão, provavelmente provocado por linha com material cortante. Apesar da gravidade da ocorrência, ninguém se feriu.

De acordo com a Energisa Sul-Sudeste, foram impactados clientes dos bairros Vila Nova, Loteamento Rancho Alegre, Vila Gammon, Vila Francisco Roberto, Centro, Vila Athaide, Vila Affine, Jardim Murilo Macedo e Barra Funda. Graças à tecnologia, foi possível realizar manobras no sistema elétrico e restabelecer a energia de forma gradativa. Em dois minutos, a Energisa normalizou a energia para mais da metade dos clientes, enquanto as equipes se direcionavam até o local da ocorrência.

A área foi isolada, para a segurança da comunidade, e com os trabalhos dos profissionais da concessionária às 19h24 foi restabelecida a energia para mais 1,9 mil clientes. No entanto, outros 450 clientes ficaram sem energia por mais tempo, até serem concluídos os reparos dos cabos partidos, às 20h37.

Risco à vida

O coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, explica que a prática de soltar pipas próximo à rede elétrica e utilizar material cortante configuram um risco muito grande para quem está no controle da pipa, para as pessoas que estão passando pelo local e para o sistema elétrico. Só no primeiro semestre deste ano, nas regiões de Assis e Tupã, a Energisa registrou dez ocorrências de interrupções de energia causadas por pipas na rede elétrica. Juntas, essas ocorrências deixaram mais de 4,2 mil clientes sem energia.

Além de provocar a interrupção no fornecimento de energia, inclusive serviços essenciais, a prática pode ocasionar acidentes. “Neste caso de Paraguaçu Paulista, a pessoa estava soltando pipa em local inadequado. Todavia, a distribuidora possui um sistema de proteção que desligou o circuito de forma imediata, evitando incidentes”, expõe.

Pela segurança de quem está brincando e também dos que estão por perto, o correto é empinar em parques, praças, campos de futebol e áreas rurais, longe de fios, cabos, torres e subestações de energia.

Também não se deve soltar pipa nos dias de chuva ou tempo fechado, principalmente quando houver raios, porque eles são atraídos por pontos altos. “E a pipa, nessas circunstâncias, pode ser esse ponto mais alto, potencializando o risco de um acidente fatal”, enfatiza.

Outra orientação é para que não tentem resgatar a pipa se enroscar na rede elétrica, nem usem fios metálicos ou nem papel laminado para confeccionar o brinquedo.

“Se encontrar um cabo partido por linha de pipa ou outras situações, mantenha a distância e contate a Energisa. E, se o cabo cair sobre o seu veículo, os ocupantes devem permanecer dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança”, orienta Rodrigo.

Para falar com a Energisa, acesse um dos canais de atendimento: Call Center – 0800 70 10 326; Gisa (WhatsApp) - www.gisa.energisa.com.br; aplicativo para celular Energisa On; ou site www.energisa.com.br.

 

Fonte: Energisa/ Foto: Trassos Assessoria



MAIS NOTÍCIAS

Projetos de MMA e Boxe garantem atividades socioeducativas a jovens em Paraguaçu Paulista

Os interessados devem procurar o Departamento Municipal de Esporte e Lazer.

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 21 de outubro, para mais uma Sessão Ordinária

Foram protocoladas 7 indicações e 4 requerimentos.

Polícia Rodoviária prende traficante com quase 200 kg de maconha em rodovia de Maracaí

Diversos fardos de maconha em um dos semirreboques de um caminhão.

Associação dos Funcionários da Cocal realiza entrega de alimentos para a entidade Luízas de Marilac

Os alimentos foram arrecadados durante a Campanha Empatia que Alimenta.

Sunny Tecnologia vai sortear um kit fotovoltaico; saiba como concorrer

A Sunny Tecnologia é especializada em energia solar, com preços super acessíveis

Peça Lá no Arto da Montanha será apresentada gratuitamente neste domingo (20) em Paraguaçu Paulista

Apresentação será às 20h no Salão Cultural do Ponto de Cultura.

Professora fica ferida após ser agredida por mãe de aluno em escola estadual de Bauru

Caso aconteceu na segunda (14), um dia antes do Dia dos Professores no estacionamento da escola.

Falsas agentes de saúde aplicam golpes em idosos e causam prejuízos de mais de R$ 40 mil

Ocorrências foram registradas em Presidente Prudente (SP).

ANUNCIE DIVULGUE