1º Encontro de Mulheres Negras reúne paraguaçuenses e debate resistência e racismo em Paraguaçu
27/07/2023 - Encontro aconteceu na última terça-feira, dia 25, no Restyaurante Absolluto Gastro Bar.
Uma noite de celebração e de reflexão. Assim foi o 1º Encontro de Mulheres Negras de Paraguaçu Paulista, ocorrido na última terça-feira, dia 25, no Restaurante Absolluto Gastro Bar.
O encontro surgiu por iniciativa da paraguaçuense Tathy Antonya, que é trancista e possui um trabalho ativo de empoderamento feminino, em especial de mulheres negras.
Estiveram presentes várias mulheres que possuem trabalho e engajamento na luta contra o racismo e a discriminação racial em Paraguaçu Paulista, entre elas a professora Eliana Cruz, idealizadora e mantenedora de um projeto de Educação Antirracista que é desenvolvido na Escola Maria Ângela, e a funcionária pública Sônia Maria, que busca por justiça pelo assassinato da irmã, Nair Pontes, ocorrido em 2021, e que segue impune sem a prisão de nenhum envolvido.
Durante o encontro, as mulheres falaram de racismo, resistência e principalmente de autoestima, ressaltando que a mulher preta tem sim o direito de frequentar o lugar que ela quiser e de ser amada e respeitada. Teve ainda uma super sessão de fotos com o fotógrafo Vinicius Silva, que também é negro e engajado na causa contra o racismo.
Foi uma noite especial, com direito a drinks , risadas, lágrimas e a união de mulheres que conhecem, entendem e tem sororidade com a luta umas das outras.
O encontro foi realizado no dia 25, porque nesta data se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, relembrando o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.
Redação TV Paraguaçu