Bauru confirma cinco novas mortes por gripe; total no ano chega a 6
27/07/2023 - A Secretaria de Saúde informou que a cobertura da vacina contra a gripe é de apenas 44,74%.
Bauru (SP) confirmou mais cinco mortes por gripe em 2023. O município já acumula seis óbitos neste ano. Os dados foram divulgados à TV TEM, nesta quarta-feira (26), pela Secretaria de Saúde.
Até então, a última divulgação sobre o panorama da gripe no município tinha sido em abril, quando a primeira morte por Influenza havia sido confirmada na cidade. Os novos registros de óbitos devido à doença ocorreram nos meses de maio e junho. Os perfis das vítimas não foram divulgados.
Em entrevista, Ezequiel Santos, diretor do Departamento de Saúde Coletiva de Bauru, afirmou que a prefeitura decidiu não divulgar periodicamente os números porque o município não vive situação de surto ou epidemia da doença. O porta-voz afirmou ainda que a decisão da divulgação cabe à Secretária de Saúde, Giulia da Cunha Fernandes Puttomatti.
"O Departamento de Saúde faz a análise dos dados e encaminha para a Secretaria de Saúde. A prerrogativa da divulgação é da pasta", explicou o diretor de Saúde Coletiva.
Segundo administração municipal, até dia 20 de julho, a taxa de cobertura da vacina contra a Influenza para o público prioritário estava em 44,74%. Até junho deste ano, Bauru confirmou 16 casos positivos para Influenza.
A vacina da gripe está disponível para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais, e protege da Influenza A H1N1, A H3N2 e Influenza B. A aplicação é realizada anualmente, para reduzir o risco de casos graves e óbitos. A campanha de vacinação contra a Influenza em Bauru chega ao fim na próxima sexta-feira (28).
A aplicação da vacina é realizada sem agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), além do Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI) e o Programa Municipal de Atendimento ao Idoso (Promai).
Além disso, o município continua a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com 18 anos ou mais, bem como a administração das doses das vacinas dos calendários infantil e adulto.
A Secretaria de Saúde destacou a importância de que a população mantenha a vacinação em dia, especialmente neste período de outono e inverno, quando a redução das temperaturas favorece a proliferação de doenças respiratórias.
Fonte: G1