Paraguaçu Paulista é uma área de transmissão da febre maculosa
29/06/2023 - Departamento de Saúde alerta população sobre a doença, transmitida pela picada do carrapato-estrela
A Prefeitura de Paraguaçu Paulista e o Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, alerta e orienta a população sobre a febre maculosa, doença que é transmitida aos humanos e aos animais pela picada do carrapato-estrela (Amblyomma sculptum), infectado por bactérias do gênero Rickettsia.
As autoridades sanitárias do município destacam que Paraguaçu Paulista é uma área de transmissão da doença, com casos de febre maculosa já confirmados em anos anteriores. Por esse motivo, é preciso que a população fique atenta ao frequentar áreas de mata, beiras de rios, entre outros.
Os sintomas mais comuns são: febre, dores no corpo, desânimo, falta de apetite, vômitos, diarreia e manchas vermelhas na pele, e surgem de dois a quatorze dias após a picada do carrapato infectado e, muitas vezes, o carrapato-estrela não é visto, podendo tornar a picada imperceptível, por esse motivo, é fundamental relatar ao médico que você frequentou algum desses locais ou áreas de risco.
De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado evitar locais com acúmulo de folhas secas, mato, gramado, pasto ou beira de lagos, córregos e rios. É recomendado ainda, ao frequentar esses locais, o uso de botas, calças e blusas com manga longa, de preferência na cor branca, para que seja possível identificar a presença do carrapato, que é escuro.
Apesar de a febre maculosa ter um alto grau de letalidade, ela tem cura e seu tratamento deve ser iniciado logo após o início dos sintomas para evitar complicações graves. Se não tratado, o quadro pode evoluir para óbito.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista