Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será marcado por Palestra Mágica em Paraguaçu
03/05/2023 - CREAS vai promover apresentações no Cine Teatro Lucila Nascimento no dia 12 de maio.
Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.
A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.
Surge então a Campanha Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.
O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.
Neste ano, o Departamento de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realizará no dia 12 de maio a apresentação ‘Palestra Magica – Faça bonito por uma juventude sem violência’, que será realizada às 14h no Cine Teatro Lucila Nascimento.
Na referida data haverá duas sessões, sendo as 14h aberto ao publico e as 15h20 especifico para a rede municipal de ensino, em especial crianças e adolescentes a partir dos 5 anos.
Assessoria de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista