Prefeitura de Paraguaçu desenvolve projeto para crianças com TEA - Transtorno do Espectro Autista
03/05/2023 - Objetivo é oferecer tratamento e acompanhamento não só às crianças, mas também às famílias.
Aconteceu na última quarta-feira, dia 26 de abril, no Departamento Municipal de Saúde, uma reunião com o senhor Adhemar Marcondes, assessor da deputada estadual Analice Fernandes. O objetivo da reunião foi tratar de um projeto que a gestão Antian está desenvolvendo e que visa oferecer apoio, tratamento e acompanhamento para crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista, e respectivamente às suas famílias.
A reunião contou com a presença do prefeito Antian, do chefe de gabinete Líbio Tayette, do diretor do Departamento de Saúde, Egydio Tonini Nogueira Neto, da articuladora do CAPS, Sônia Romeiro, da assessora de gabinete, Cintia Funabashi , além de pais, que puderam acompanhar o encontro e expor suas carências e necessidades em relação ao tema.
Segundo Egydio Nogueira, a gestão Antian, sensível a essa questão, projetou três frentes de atuação, visando dar o melhor suporte para as famílias e para as crianças com TEA. A primeira delas é a contratação da telemedicina no município, com oferta do neuropediatra, profissional médico especialista que atende crianças com alterações neurológicas.
A segunda frente de atuação é uma parceria com a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), que possibilitará às crianças com TEA o atendimento com psiquiatra infantil, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e outros profissionais que vão integrar uma equipe multidisciplinar.
Já a terceira frente de atuação é a reforma e ampliação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) - que além de atender pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias e que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial - será estruturado também para atender as crianças com TEA, tendo um espaço exclusivo de atendimento a esse público, com atividades lúdicas e atenção especial. Lembrando que recentemente o departamento de Saúde contratou para o CAPS uma psiquiatra infantil.
Durante a reunião, o assessor Adhemar Marcondes destacou que a deputada Analice Fernandes é muito sensível a causa das famílias que tem pacientes de TEA, já que a mesma possui um neto com Transtorno do Espectro Autista. Sensibilizada, após pedido do prefeito Antian, a deputada se comprometeu a destinar uma emenda de aproximadamente R$ 900 mil para reforma e ampliação do CAPS de Paraguaçu Paulista.
Segundo Egydio Nogueira, por meio deste projeto o município de Paraguaçu Paulista quer oferecer um suporte completo aos pacientes de TEA, não só contando com o neuropediatra, mas também com outros profissionais, como psiquiatra infantil, psicólogo, oficineiros, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e uma equipe multidisciplinar, que juntos irão trabalhar a questão comportamental das crianças e suas famílias.
“Além disso, a gestão Antian quer capacitar os professores e AVEs nas escolas para oferecer um melhor atendimento a essas crianças”, destacou o diretor do Departamento de Saúde.
Na oportunidade o assessor Adhemar afirmou ainda que a deputa Analice vai apoiar em 100% o projeto e que assim que o mesmo estiver em funcionamento, será usado como referência para implantação em outros municípios.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista