Sexta-Feira, 10 de Janeiro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

Filpo e a Feira faz show gratuito no Cine Teatro Lucila Nascimento para lançar CD 'Morada do vento'

03/05/2023 - Grupo está em turnê pelo litoral e interior paulista.


Filpo e a Feira faz show gratuito no Cine Teatro Lucila Nascimento para lançar CD 'Morada do vento'

Acontece no próximo sábado, dia 6 de maio, no Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento, o show gratuito com o Grupo “Filpo e a Feira”, a partir das 20h.

Os ingressos podem ser retirados no Departamento Municipal de Turismo e Cultura, no Ponto de Cultura ou na bilheteria do Cine Teatro, no dia da apresentação.

O grupo paulista Filpo e a Feira existe há 9 anos e explora os timbres de instrumentos considerados 'peculiares' como a rabeca, viola dinâmica de 10 cordas, marimbau e pífanos, ao lado de zabumba, triângulo e baixo. É integrado por Filpo Ribeiro (voz, rabeca, viola dinâmica e marimbau), Marcos Alma (baixo e coro), Alisson Lima (percussão/vocal) e Lipe Torre (percussão e vocal), e está lançando o 2º CD, Morada do vento (www.tratore.com.br/plataformas Spotify; Deezer; iTunes e outras). Projeto aprovado pelo ProAc 2022.

As músicas são de Filpo Ribeiro, com parceiros diversos. Os arranjos, feitos por todos os integrantes, se inspiram em gêneros que marcaram a formação musical e pesquisa de cada um deles, mas sem se prender a um estilo. Em Morada do vento há forró e coco, com influências da cultura caipira e caiçara do Sudeste como o fandango, folia de reis e lundu do norte mineiro. Filpo acentua: “Outra particularidade é que foi gravado ao vivo. Todos tocando juntos na mesma sala, com poucos ‘overdubs’. O resultado é uma mixagem e clima mais orgânico, fundamental para esse tipo de som”.

Ligado na diversidade musical brasileira, o álbum Morada do vento vai fazendo combinações. Entre elas, traz forrós como Povo Guerreiro e Olhe o poste; flerta com o samba de roda da Bahia em Casa amarela; apresenta os xotes Caniné e Cacimba seca, entre outros.

Filpo, principal condutor da história do grupo, além de músico é um 'artesão/construtor' de alguns de seus instrumentos, como as rabecas e o marimbau. Redescoberta pela juventude brasileira a partir do movimento Mangue Beat (anos 1990), a 'rabeca' é da família dos violinos, só que anterior a ele e mais rústico. Tem uma presença forte na música brasileira e foi provavelmente um dos primeiros instrumentos de cordas do forró pré-Luiz Gonzaga.

Filpo e a Feira surgiu em 2014 por iniciativa de Filpo Ribeiro, dando continuidade à sua pesquisa sobre a sonoridade da rabeca, processo iniciado com o grupo Pé de Mulambo (2007-2014). O primeiro CD Contos de beira d’água (2017), teve excelente receptividade da imprensa. Juarez Fonseca (Zero Hora/RS) escreveu: “É música dançante, de sabor quase folclórico e muito bem tramada”; já Tárik de Souza (IMMub/RJ), destacou, "Forró para Alice e Pras bandas de lá, sintetizam a riqueza do garimpo musical do grupo"; enquanto Edgar Augusto (Diário do Pará), sintetizou, “Se juntaram para mostrar que Sul e Nordeste poderiam, em termos musicais, falar a mesma língua. Acabaram falando.”

O primeiro CD possibilitou uma série de shows pelo Brasil e fez o grupo tocar no Festival  Forró de Domingo, em Stuttgart (Alemanha), que teve nomes como Oswaldinho do Acordeon. Além de levar Filpo a excursionar pelo Japão realizando uma série de apresentações, gravações e oficinas ao lado do maestro Michio O'Hara (cravo), em cidades como Tóquio, Osaka, Kasugai e Obu, divulgando a música da rabeca, desde a tradição medieval até a sua presença na música brasileira.

Integrantes

Filpo Ribeiro (voz, rabeca, viola e marimbau) - O músico paulistano é um dos criadores do Jovens Fandangueiros do Itacuruçá da Ilha do Cardoso (Cananéia/SP). Participou de shows e gravações de Zeca Baleiro (MA), Oswaldinho do Acordeom (SP), Ná Ozzetti (SP), Ceumar (MG), Naná Vasconcelos (PE) e Siba (PE). É o idealizador do evento paulistano Noite da Rabeca, que mantém viva a tradição, trazendo representantes do instrumento de várias partes do Brasil. A 2ª edição aconteceu no Teatro Oficina (2010), com Murilo Silva (PE), Cláudio Rabeca (RN), Rafa da Rabeca (PE) e Clayton Fernandes (SP), dentre outros.

Marcos Alma (multi-instrumentista) - Nascido em Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo, é bacharel em Composição e Regência pela Faculdade Carlos  Gomes de Música (SP). Também é produtor musical e desenhista de som no cinema. Toca piano e baixo, dentre outros instrumentos. Como produtor musical gravou artistas como Renato Teixeira, Toquinho, Chico César, Miucha, Georgiana Moraes, Germano Mathias, Toninho Horta, Carlinhos Vergueiro e Douglas Germano.

Em 2005, fundou a Nheengatu Criações, estúdio/produtora de sons, que produziu CD de Trio Gato com Fome (Sedento); Kateryna Ostroviska (Kaprixaba); Filpo e a Feira (Contos de Beira D ́água) etc.

Alisson Lima (percussão e dança) é pernambucano mas vive em S. Paulo. Além de músico é bailarino e professor de danças populares no Instituto Brincante (SP). Iniciou a carreira no Recife (PE) aos 14 anos. Participou do curso Dança Contemporânea e Clássica na Escola Grupo Experimental (Recife/2002-06). Desde 2011 acompanha o artista Antônio Nóbrega, diretor do Brincante, como bailarino e músico. Trabalhou na elaboração da coreografia e preparação do corpo de baile da Abertura do Carnaval do Recife/2020; Em 2021, foi contemplado no  edital ProAC Expresso LAB 37 para circulação do espetáculo “Ei! Quem é que te empurra?”.

Lipe Torres - (multi-instrumentista) - Paulista que toca percussão, baixo, guitarra e violão, iniciou os estudos de forma autodidata e posteriormente se formou no Conservatório Musical de Tatuí (SP). É zabumbeiro desde os 17 anos e já tocou  Miltinho Edilberto e Trio Macaíba. Com a banda Firebug teve clipe (produção de Victor Rice) veiculado na MTV/anos 2000. Fez turnês e dividiu palco com bandas como Skatalites (JAM), BNegão/Planet Hemp, Chris Murray e The Slackers.

Em 2017, Lipe lançou seu primeiro CD Vagabundo, com participações de Sizão Machado (Elis Regina, Djavan), Walmir Gil (Mantiqueira), Tatiana Parra, Giana Viscardi e outros. Como compositor, tem parcerias com a cantora/compositora Mimi Maura, figura de expressão na Argentina.

Serviço:

Grupo Filpo e a Feira - Show Gratuito

Data: 06/05/23 - sábado - 20h - Grátis

Local: Cine Teatro Municipal Lucila Nascimento (R. Manílio Gobbi, 131, Centro, t.

Ingressos disponíveis: Departamento Municipal de Turismo e Cultura, Ponto de Cultura, Nelson Silva Som e Arts Produções Culturais, Adriano Stern e Produtores locais.
Os ingressos podem ser retirados no dia, na bilheteria do Cine Teatro (Sujeito a disponibilidade).

 

 

Assessoria de Comunicação/Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista



MAIS NOTÍCIAS

Prefeitura se reúne com CDHU e gerenciadora para início dos projetos arquitetônicos das 80 casas

Casas serão construídas no Jardim Primavera, a caminho do Balneário de Paraguaçu Paulista.

Homem é preso após invadir casa da ex, manter mulher em cárcere privado e ameaçar atear fogo nela

Na frente da equipe policial, o homem ainda disse que, se fosse solto, voltaria para matá-la.

Homem é preso suspeito de assediar e filmar enteada enquanto ela tomava banho no interior de SP

Mulher disse à polícia que já desconfiava do suspeito.

Bebê de 1 ano e 9 meses morre afogado em piscina de casa em Agudos

Criança foi encontrada pela mãe boiando de bruços na água.

Entidades lançam manifesto contra alteração de controle da Meta

Documento ressalta que mudanças colocam em risco quem já é vulnerável.

Financiamento de veículos cresce 20,4% em 2024

Informação é da bolsa de valores de São Paulo, a B3.

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Estudo do Fórum Econômico Mundial foi feito em 55 países.

Projetos de MMA e Muay Thai estão com inscrições abertas em Paraguaçu Paulista

Aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, às 19h30, na Vila Gammon.

ANUNCIE DIVULGUE