Justiça determina quebra do sigilo de perfis falsos usados para espalhar Fake News em Paraguaçu
08/04/2023 - As referidas contas vinham sendo utilizadas para espalhar Fake News envolvendo o nome de outros.
Um advogado de Paraguaçu Paulista, que foi vítima de ofensas nas redes sociais feitas por pessoas utilizando falsos perfis, entrou com uma ação judicial contra o Facebook e conseguiu a quebra do sigilo visando descobrir os autores escondidos atrás de perfis fakes.
O autor da denúncia, que foi vítima de ofensas e “comentários injuriosos e desabonadores de sua reputação em rede social”, conforme o processo, conseguiu o direito a todos os dados de conexão e acesso, endereço de IP, provedor, fuso horário e endereço de e-mail vinculados aos perfis falsos.
As referidas contas vinham sendo utilizadas para espalhar Fake News envolvendo o nome de outras pessoas e se utilizando de imagens e nomes de terceiros. Conforme apurado, um dos perfis utilizava a foto de um vice-prefeito de uma cidade do Rio de Janeiro. Outro utilizava a foto de um homem que já foi a óbito.
Todos os perfis denunciados e investigados foram desativados nas redes sociais. Agora, o autor da denúncia aguarda a resposta do Facebook para identificar os reais autores das ofensas e injúrias e tomar as medidas judiciais cabíveis.
Redação TV Paraguaçu