Paciente internada na UTI precisa de doação de sangue em Paraguaçu Paulista
28/03/2023 - Maria Cristina de Oliveira já passou por 10 cirurgias e precisa repor banco de sangue
A filha de Maria Cristina de Oliveira está solicitando ajuda da comunidade de Paraguaçu Paulista e região. A paciente encontra-se internada na Unidade de terapia intensiva (UTI) em Paraguaçu Paulista e necessita de 10 doadores de sangue para repor o banco utilizado em suas últimas cirurgias.
Maria Cristina tem 64 anos e já passou por 10 intervenções cirúrgicas e caso necessite de uma nova cirurgia, precisará ter um banco de sangue disponível. Por isso, sua filha Fernanda está mobilizando a comunidade local para ajudar a mãe, pedindo para que todos os moradores de Paraguaçu Paulista possam doar sangue em nome de Maria Cristina.
Os interessados em doar sangue devem entrar em contato com Fernanda através do telefone (18) 99675-6454 para marcar o agendamento. A coleta será agendada e a filha da paciente combinará o dia e o horário para buscar todas as pessoas que se dispuserem a doar.
Para quem é de Assis, também é possível doar, basta agendar através do telefone (18) 3302-6023 e dar o nome de Maria Cristina para que o sangue doado vá para o banco da paciente. De preferência, o tipo sanguíneo O- é o mais adequado, mas outras tipagens também são aceitas.
A doação de sangue é um ato solidário e importante para ajudar pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas. Se você pode ajudar, entre em contato com Fernanda e faça a sua parte.
Como doar?
Para ser um doador de sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).
Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde 7 dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.
Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.
Homens podem doar sangue até 4 vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar 3 vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.
Fonte: Assiscity Foto: Divulgação