Segunda-Feira, 21 de Outubro Paraguaçu Paulista 0ºC - 0ºC veja mais

ACE Paraguaçu alerta sobre nova lei que protege mulheres de assédios em bares e baladas

13/02/2023 - Bares e congêneres que não cumprirem a nova lei poderão ser multados.


ACE Paraguaçu alerta sobre nova lei que protege mulheres de assédios em bares e baladas

O governo do Estado de São Paulo aprovou e já está valendo em todo o território paulista, a lei nº 17.621, determinando que bares, restaurantes, casas noturnas de shows e congêneres, adotem medidas para auxiliar as mulheres que se encontrem nesses locais e possam estar correndo risco de violência.

A Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista, está disponibilizando orientações de procedimentos que devem ser adotados pelas empresas do setor e o modelo do cartaz que deve ser fixado nos ambientes de acesso das clientes.

São duas as principais preocupações da ACE: a primeira, obviamente, diz respeito ao cumprimento da lei e à proteção das mulheres vítimas de violência e que, muitas vezes nesses lugares, sofrem perigosos assédios; e a segunda é que as empresas que não cumprirem a lei, poderão receber multas.

"A ACE Paraguaçu tem o seu papel social, por isso, vamos orientar e apoiar de todas as formas possíveis das empresas cumprirem a lei com as providências necessárias, visando proteger e coibir os excessos, assédios e ameaças de qualquer tipo de violência contra as mulheres" – declarou Wadson Caetano, Presidente da ACE.

Além disso, o descumprimento desta nova lei pode gerar infração com penas previstas no Código de Defesa do Consumidor que vão desde multas, cassação do alvará, suspensão das atividades e interdição dos estabelecimentos, por isso, além do engajamento nesta importante campanha, a ACE quer evitar problemas às empresas.

Por isso, faz o alerta para que as empresas se preparem, se estruturem, treinem suas equipes e mantenham esta orientação e participação muito visível em seus ambientes, pois a lei está em validade em todo o estado, desde o dia 4 de fevereiro.

Por isso, os estabelecimentos devem fixar cartazes modelo padrão em seus ambientes ou disponibilizar outros mecanismos de comunicação que informem de forma efetiva, muito clara e direta, que o local tem disponibilidade em ajudar mulheres que possam estar em risco. Além disso, devem oferecer a elas um colaborador que as leve até o carro, outro meio de transporte ou diretamente para a comunicação à polícia do fato que as coloca em risco. Importante frisar que até dia 08/02/2023 modelo ainda não foi definido, ACE disponibilizou modelos sugestivos até definição do modelo oficial.

A ACE orienta que os estabelecimentos devem treinar e internalizar o procedimento padrão com seus funcionários com rotina definida de como agir quando uma mulher acionar o serviço, criando códigos e locais de comunicação, visando proteger as mulheres e cumprir efetivamente a lei.

Segundo o superintendente da ACE Paraguaçu Fernando Rocha, a entidade mantém uma consultoria ao empresário, onde por meio de um check list, são verificados diversos itens obrigatórios e que em sua falta, acarretam multas aos empresários.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a equipe ACE através do telefone 18-3361-3132 ou WhatsApp 18 996776970 e saiba mais ou agende uma consultoria!

OBS: até dia 08/02/2023 modelo ainda não foi definido, ACE disponibilizou modelos sugestivos até definição do modelo oficial.

 

Fonte: ACE Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Projetos de MMA e Boxe garantem atividades socioeducativas a jovens em Paraguaçu Paulista

Os interessados devem procurar o Departamento Municipal de Esporte e Lazer.

Vereadores reúnem-se na segunda-feira, 21 de outubro, para mais uma Sessão Ordinária

Foram protocoladas 7 indicações e 4 requerimentos.

Polícia Rodoviária prende traficante com quase 200 kg de maconha em rodovia de Maracaí

Diversos fardos de maconha em um dos semirreboques de um caminhão.

Associação dos Funcionários da Cocal realiza entrega de alimentos para a entidade Luízas de Marilac

Os alimentos foram arrecadados durante a Campanha Empatia que Alimenta.

Sunny Tecnologia vai sortear um kit fotovoltaico; saiba como concorrer

A Sunny Tecnologia é especializada em energia solar, com preços super acessíveis

Peça Lá no Arto da Montanha será apresentada gratuitamente neste domingo (20) em Paraguaçu Paulista

Apresentação será às 20h no Salão Cultural do Ponto de Cultura.

Professora fica ferida após ser agredida por mãe de aluno em escola estadual de Bauru

Caso aconteceu na segunda (14), um dia antes do Dia dos Professores no estacionamento da escola.

Falsas agentes de saúde aplicam golpes em idosos e causam prejuízos de mais de R$ 40 mil

Ocorrências foram registradas em Presidente Prudente (SP).

ANUNCIE DIVULGUE