Por falta de pediatras, Santa Casa de Paraguaçu continua transferindo partos para cidades da região
01/02/2023 - Situação acontece desde 2022; parturientes são encaminhadas para Assis, Marília ou outros municípios
Uma gestante paraguaçuense entrou em contato com a TV Paraguaçu nesta semana para relatar sua indignação e preocupação com a falta de pediatras na Santa Casa de Misericórdia de Paraguaçu Paulista, o que impede a realização de partos na instituição.
Segundo ela, que está prestes a ter o bebê, ao realizar exames na unidade foi informada por uma enfermeira de que o parto não será feito na cidade, mas transferido para algum município vizinho por falta de médico pediatra.
A mulher afirmou ainda estar preocupada, pois recebeu a informação de que por falta de vagas em Assis, já houve a transferência de partos até para Santa Cruz do Rio Pardo, cidade localizada há quase duas horas de distância de Paraguaçu Paulista.
A carência de pediatras na Santa Casa de Paraguaçu Paulista, entretanto, não é novidade. O problema já vem desde o ano passado. Em julho de 2022, durante entrevista à TV Paraguaçu, o provedor da instituição, Godofredo Ribeiro de Freitas, confirmou a informação de que por falta de pediatra, partos de paraguaçuenses estariam sendo realizados em unidades hospitalares regionais.
Á época, Godofredo disse que a dificuldade está na contratação desses profissionais, que tem presença obrigatória no momento do parto. “Quando não tem pediatra aqui, nós mandamos para Assis”, destacou, na ocasião.
Na oportunidade o provedor destacou ainda que uma cesariana tem o custo de R$3.500,00. Já o parto normal custa à instituição o valor de R$2.500,00. Ele ressaltou que todas as providências são tomadas para o atendimento das parturientes. “Sem atender não fica”, afirmou Godofredo.
Redação TV Paraguaçu