Sábado, 03 de Maio Paraguaçu Paulista 29ºC - 16ºC veja mais

Polícia Civil confirma prisão de suspeito que estava em avião com mais de 500 kg de cocaína

24/01/2023 - Homem detido na noite de sábado (21) estaria desde a quarta-feira (18) escondido na área rural


Polícia Civil confirma prisão de suspeito que estava em avião com mais de 500 kg de cocaína

A Polícia Civil de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) confirmou que prendeu na noite de sábado (21) um dos suspeitos que estava no avião de pequeno porte que transportava mais de 500 quilos de cocaína, foi perseguido por um caça da Força Aérea Brasileira (FAB) e fez um pouso forçado numa plantação de soja. O incidente aconteceu em Caporanga, distrito de Santa Cruz do Rio Pardo, na última quarta-feira (18).

O anúncio da prisão foi feito por meio de nota oficial emitida setor de assessoria de imprensa do Departamento de Polícia Judiciária São Paulo Interior (Deinter-4), de acordo com informações da Delegacia Seccional de Ourinhos.

Segundo a polícia, o suspeito estava escondido numa mata da região desde o dia do pouso forçado. Ele estava debilitado e teria sido levado para atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade.

A nota do Deinter-4 diz ainda que "o suspeito foi ouvido e as diligências todas encaminhadas à Polícia Federal (PF) de Marília, que investiga o caso".

Consultada, a PF de Marília informou que até o fim da tarde desta segunda-feira (23) não havia sido comunicada da prisão e que também não recebeu o suspeito em sua sede.

A Polícia Civil informou ainda que o suspeitou admitiu que estava na aeronave, mas que não seria o piloto. Por ser um crime de tráfico internacional de drogas, o suspeito deve ser apresentado à Polícia Federal de Marília, o que não aconteceu até o fim da tarde deste domingo (22), segundo a PF.

Depois de apreendidas, a aeronave e a droga foram levadas para a sede da PF de Marília. Após a contagem da apreensão, foram contabilizados 500 tabletes da droga, sendo 250 de cocaína e outros 250 de pasta base de cocaína. A pesagem final registrou 528,5 quilos de droga.

A reportagem apurou que a aeronave estava com Certificado Aeronavegabilidade (CA) suspenso. O CA é um documento emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A PF de Marília informou em nota que a aeronave sobrevoava o oeste do estado de São Paulo, vindo da região fronteiriça, sendo acompanhada desde então por uma aeronave da FAB, que ordenou que o piloto efetivasse o pouso imediato em um aeroporto ou aeródromo da região.

O piloto do avião suspeito, no entanto, não atendeu à determinação e realizou o pouso forçado na área rural, o que danificou o avião.

Sem plano de voo

A FAB confirmou a interceptação da aeronave que vinha do Paraguai e entrou no espaço aéreo brasileiro. Na operação, a FAB utilizou os caças A-29 Super Tucano.

Os radares dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) detectaram a aeronave entrando no território nacional por volta das 7h20.

Como não havia plano de voo, os caças foram acionados, segundo a FAB, “com todas as suas capacidades de emprego”.

Naquele momento, os meios de defesa aérea foram acionados. A PF também foi avisada, segundo a FAB, por se tratar de uma aeronave fazendo uma rota de tráfico de drogas já conhecida.

 

 

Fonte: G1/ Foto: Polícia Rodoviária/Divulgação

 



MAIS NOTÍCIAS

Pardal toma posse como novo presidente do Paraguaçu Tênis Clube

A nova diretoria do PTC assumiu o mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio.

Funcionário é agredido por menores em casa de acolhimento no interior de SP

Cuidadores relataram que clima de violência é frequentes na unidade, em Tupã

Homem de 23 anos é preso em Assis por tráfico de drogas

Policiais foram informados de que ele armazenava drogas em sua residência.

Três ficam feridos após carro capotar e se arrastar com as rodas para cima por 56 metros em Florínea

Segundo informações da Artesp, o acidente foi na Rodovia Miguel Jubran (SP-333)

Tarifas de pedágio da BR-153 são reajustadas no interior de SP; confira os valores

Novas tarifas passam a valer na madrugada do sábado nas praças de pedágio

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.

Paraguaçu Paulista realizará vacinação contra raiva para cães e gatos na próxima sexta-feira, dia 9

Vacinação acontecerá em frente ao Colégio Paraguaçu.

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos positivos de dengue em Paraguaçu Paulista

Em uma semana, os casos subiram de 152 para 188

ANUNCIE DIVULGUE