Mais de 140 animais tiveram diagnóstico positivo de Leishmaniose Visceral em 2022 em Paraguaçu
16/01/2023 - No total, mais de 300 animais foram testados ao longo do ano.
A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, que afeta os cães e também a população humana e que pode levar à morte. Só no ano de 2022, 304 animais que apresentaram sintomas foram testados pelo serviço do município e desses, 143 tiveram diagnóstico positivo para a doença em Paraguaçu Paulista.
Ao contrário do que muitos ainda acreditam, a Leishmaniose não é transmitida a partir do contato direto com o cachorro por meio de saliva, mordidas, entre outros, mas sim, através da picada da fêmea do mosquito-palha. Ele se reproduz em locais com umidade, sombra e matéria orgânica como fezes de animais, frutos, folhas, entre outras.
Os sintomas iniciais da leishmaniose canina são: emagrecimento, lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas), crescimento exacerbado das unhas, perda de apetite e febre.
Visando conter o avanço da doença em Paraguaçu Paulista, a Vigilância em Saúde, com apoio do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e do Instituto Adolfo Lutz, está desenvolvendo o Plano Municipal de Leishmaniose Visceral, que vem sendo elaborado desde 2022 e que contempla ações de limpeza e manejo ambiental, exames laboratoriais, capacitação das equipes da área da Saúde e, se necessário, a intervenção do Ministério Público.
Com informações da Prefeitura Municipal