Professoras paraguaçuenses ganham certificado do Comitê Cultural Tropicana Garibaldi, do México
12/01/2023 - Elas foram reconhecidas pelo trabalho desenvolvido como escritoras e professoras de literatura.
As professoras paraguaçuenses Valdina e Valdineia augusto de Souza, que são irmãs e ganharam destaque recentemente como escritoras e poetas, receberam nesta semana um certificado internacional pelo trabalho desenvolvido na área de literatura. Elas foram agraciadas pelo Projeto Literário - Comitê Cultural Tropicana Garibaldi do México intitulado ‘Sentimentos de uma Pluma 2023’, que tem por objetivo reconhecer poetas e escritores do mundo e divulgar a importância da literatura.
“Nossos sinceros agradecimentos ao senhor Doutor Raziel Gonzales e a senhora Licenciada Carolina Solorio e ao senhor Licenciado Alex Fara Saludos pela oportunidade”, agradeceram as professoras, que são irmãs e trabalham na Escola Municipal Maria Antônia Torres Gobbi Alfredo, em Paraguaçu Paulista.
Em 2021 Valdina e Valdineia tornaram se membros da AILB Academia Internacional de Literatura Brasileira em Nova York.
Em maio de 2022 foram agraciadas pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – Febacla, o grande prêmio literário Gonçalves Dias. A outorga foi concedida pelo reconhecimento a nível nacional e internacional do projeto Didático ‘Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo Pequenos Poetas’, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos na instituição de ensino onde atuam.
Ainda em maio de 2022, as irmãs foram homenageadas pela Câmara Municipal, por meio de Moção de Congratulações do vereador Daniel Faustino.
Valdina e Valdineia são pedagogas com habilitação em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Administração Escolar e Matérias pedagógicas do 2º grau pela UNESP – Marília.
Valdina é professora há 31 anos da rede municipal de ensino de Paraguaçu Paulista. Palestrante sobre educação infantil, recursos pedagógicos e formação de professores; foi tutora dos cursos de pedagogia da ULBRA na Escola Multticursos e também Coordenadora Pedagógica da mesma instituição; é autora de apostilas para concursos de professores e dos livros “Poesias Palavras Poéticas” eu infantil “A Menina que gostava de histórias”, que em breve serão publicados.
Já Valdineia é professora há 24 anos na educação infantil da nossa rede municipal. Trabalhou 8 anos com menores infratores, em situação de marginalização, no trabalho de ressocialização deles na sociedade e na rede escolar. Foi representante legal do reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas – RS, dos cursos de pedagogia e letras na Escola Multticursos, onde também foi diretora.
É criadora dos recursos multimídias para os cursos de professores com os temas relacionados a educação ministrados pela Professora Valdina. Assim como a irmã, é autora de apostilas para concursos de professores, ministrante de cursos para professores. Escritora, poetisa e autora do livro “O Menino Vermelho”, que em breve será publicado.
Ambas receberam o título Honorifico de Causas Imortais da Academia de Letras do Brasil, ALB, seccional Uberaba - MG., concedido pela Professora Doutora Magna Aspásia Fontenelle. Receberam também o Diploma de Honra ao Mérito, concedido pelo Poeta Luiz Becker, Comendador – Conselheiro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI), e pela Senhora Emery Farah, Comendadora da cidade de Ourinhos. Homenagens recebidas pelo Projeto Didático: Poesias e Parlendas Itinerantes: Nascendo pequenos poetas; onde trabalharam em parceria, realizado com crianças da Educação Infantil.
Redação TV Paraguaçu