Associação Comercial alerta sobre golpe do "dinheiro esquecido"
05/01/2023 - As vítimas recebem links por e-mail ou redes sociais que as levam para sites não autorizados
Desde o ano passado as pessoas físicas e jurídicas têm a condição de consultar se possuem algum valor a receber de restituição em diversas situações que vão desde saldos esquecidos em contas correntes ou poupanças, até ações e heranças depositadas e que não foram reclamadas por quem de direito. De acordo com o Banco Central, a projeção é de que 28 milhões de pessoas físicas ou jurídicas têm, somadas, R$ 8 bilhões a receber de volta.
Mais uma vez, aproveitando-se da necessidade das pessoas, cibercriminosos acabaram criando sites falsos para consultas de fachada. As vítimas recebem links por e-mail ou redes sociais que as levam para sites não autorizados para o serviço e acabam inserindo dados que podem ser usados para aplicar outros golpes na web, acessando contas e dados pessoais.
Nessa semana muitas pessoas receberam uma mensagem disponibilizando um link, falso, dando o prazo até esta quinta-feira, 5 de janeiro, para que todos façam suas consultas e supostamente resgatem valores, o que não passa de um golpe.
Preocupada com isso a Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu está distribuindo um alerta entre seus associados e para a imprensa de um modo geral alertando que se trata de um golpe e quem ninguém deve acessar o link proposto no aviso. O link correto para as consultas e possíveis resgate é apenas um: www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato, que é o oficial do Banco Central. Qualquer outro não passa de um golpe e não deve ser acessado.
Fonte: ACE