Sexta-Feira, 02 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 14ºC veja mais

IBGE: 83% dos brasileiros já responderam ao Censo 2022

28/12/2022 - Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137.


IBGE: 83% dos brasileiros já responderam ao Censo 2022

Balanço divulgado ontem (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que mais de 178 milhões de pessoas, o correspondente a 83% da população brasileira, já responderam ao Censo Demográfico 2022. A previsão é que a coleta dos dados termine em janeiro do ano que vem.

Segundo o IBGE, em 4.163 dos 5.570 municípios brasileiros, mais de 99% das pessoas já responderam à pesquisa. Em 1.072 cidades, entre 90 e 98% dos habitantes participaram da coleta de dados. Em 226 municípios, entre 80 e 89% das pessoas responderam ao Censo 2022. Em 101 cidades, o percentual de respostas é de 50 a 79% da população e, em nove municípios, o percentual foi até 49% dos moradores.

O diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, informou que os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá, Rondônia e Acre ainda têm um percentual importante de pessoas para serem recenseadas.

 “O Nordeste está praticamente fechado, Santa Catarina está acima de 90%, Amazonas e Tocantins estão bem avançados na coleta. Esse Censo tem tudo para ser o mais preciso que já fizemos até hoje, com ferramentas tecnológicas incríveis”, disse Azeredo destacando que o problema mais grave desta edição foi a falta de recenseadores.

Disque-Censo 137

Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu à pesquisa devem ligar para o Disque-Censo 137, que passa a atender a todos os estados do país a partir desta terça-feira.

O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, clique aqui.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana, das 8h às 21h30.

Segundo o IBGE, a etapa final de coleta de dados deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto e a previsão era que terminasse em outubro.

Lançado em 30 de novembro no Piauí e em Sergipe, dois estados onde a coleta se encontra em estágio final, o Disque-Censo 137 é inédito na história dos censos demográficos do IBGE. No dia 12 de dezembro, foram incluídos os estados de Alagoas e do Rio Grande Norte. Até o dia 23 de dezembro, o serviço já tinha recebido mais de 430 chamadas.

O 137 é um telefone disponibilizado ao IBGE pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública. As ligações são recebidas por atendentes de uma central de atendimento específica para esse serviço.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Pardal toma posse como novo presidente do Paraguaçu Tênis Clube

A nova diretoria do PTC assumiu o mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio.

Funcionário é agredido por menores em casa de acolhimento no interior de SP

Cuidadores relataram que clima de violência é frequentes na unidade, em Tupã

Homem de 23 anos é preso em Assis por tráfico de drogas

Policiais foram informados de que ele armazenava drogas em sua residência.

Três ficam feridos após carro capotar e se arrastar com as rodas para cima por 56 metros em Florínea

Segundo informações da Artesp, o acidente foi na Rodovia Miguel Jubran (SP-333)

Tarifas de pedágio da BR-153 são reajustadas no interior de SP; confira os valores

Novas tarifas passam a valer na madrugada do sábado nas praças de pedágio

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.

Paraguaçu Paulista realizará vacinação contra raiva para cães e gatos na próxima sexta-feira, dia 9

Vacinação acontecerá em frente ao Colégio Paraguaçu.

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos positivos de dengue em Paraguaçu Paulista

Em uma semana, os casos subiram de 152 para 188

ANUNCIE DIVULGUE