ACE alerta comerciantes para circulação de notas falsas em Paraguaçu Paulista
05/11/2022 - Donos e funcionários de estabelecimentos comerciais devem ficar atentos.
A Associação Comercial e empresarial de Paraguaçu Paulista recebeu neste sábado (5) relatos informando a circulação de notas falsas no município.
Para alertar e orientar os comerciantes, a ACE destaca que as canetas "pega nota falsa" não são seguras, tendo em vista que as novas notas falsas possuem tratamento quais inviabilizam o seu uso.
As notas de real possuem elementos gráficos e elementos antifalsificação, quais bem observados, facilitam a identificação das notas verdadeiras.
Como proceder no caso de receber uma cédula suspeita:
a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
Dentro de uma agência bancária e durante o expediente - encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário - na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
b) numa transação do dia a dia:
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.
No link abaixo você pode conhecer todos os detalhes de cada nota do Real Brasileiro:
https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas/cedulas
Redação TV Paraguaçu