Bolsonaristas criam lista de boicote a empresas e eleitores de Lula em Paraguaçu Paulista
03/11/2022 - Na lista, constam 30 empresas ou empreendedores da cidade, de ramos variados.
Um grupo de bolsonaristas inconformados com a eleição de Lula, criou e está disseminando via grupos de Whatsapp uma lista com nomes de supostos eleitores do petista e de empresas suspeitas de apoiar Lula em Paraguaçu Paulista.
Na lista, constam 30 empresas ou empreendedores da cidade, de ramos variados, como confecções, beleza, imobiliária, modas, alimentos e prestação de serviços.
O boicote, também conhecido como política do Judenboykott, é uma prática que foi utilizada pelo nazismo, antes do massacre em massa de judeus nos campos de concentração Auschwitz. Foi a primeira ação coordenada do regime nazista contra os israelitas na Alemanha. Ele se iniciou no dia 1 de abril de 1933.
Naquele dia, os alemães “puros” não deveriam comprar em lojas ou outros estabelecimentos que os nazistas identificassem como sendo propriedade de judeus; também não deveriam ir aos consultórios ou escritórios de profissionais judeus da área de saúde ou de advogados judeus.
Em preparação para o boicote, os nazistas criaram listas de estabelecimentos que consideravam ser de propriedade judaica. Eles colocaram nazistas uniformizados (chamados de Stormtroopers ou Tropas das SA) e membros da Juventude Hitlerista do lado de fora das lojas. Os jovens uniformizados intimidavam e ameaçavam os possíveis clientes.
O objetivo da ação era sufocar e expulsar judeus alemães. Oficialmente, o boicote não deveria ser violento, mas isso não impediu alguns nazistas de espancarem judeus e, em alguns casos, até mesmo de matá-los.
A mesma estratégia de boicote, por meio de uma lista de “caça às bruxas”, usada por bolsonaristas em Paraguaçu Paulista, além de causar um mal-estar entre os comerciantes, pode levar prejuízos para as empresas da cidade incluídas na lista e até mesmo incitar a violência, colocando em risco a integridade física de funcionários e equipes de empresas que constam na lista de boicote, além da possibilidade de atos de vandalismo.
Um dos comerciantes citados na lista afirmou estar surpreso e indignado com o boicote, afinal, sempre se preservou e não manifestou nenhuma opinião política publicamente nestas eleições.
As empresas citadas na lista de boicote podem registrar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para investigação dos autores.
Redação TV Paraguaçu