Vereador propõe vacinação na residência de idosos e pessoas com deficiências em Paraguaçu
18/10/2022 - Projeto que institui a vacinação domiciliar foi aprovado na Sessão Ordinária desta segunda-feira, di
Reunida em Sessão Ordinária na segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do vereador Ricardo Rio, que institui o Programa de Vacinação Domiciliar de idosos, pessoas com mobilidade reduzida, pessoas com deficiências (física, intelectual, auditiva, visual), e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”.
O projeto tem por finalidade garantir que essas pessoas possam se cadastrar – diretamente ou por terceiros – nas Unidades de Saúde do Município ou diretamente no Departamento Municipal de Saúde. Há em nosso município um elevado número de pessoas com, pelo menos, uma das características citadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2040, a população de idosos estará acima dos 40% da população mundial.
“Desta forma, nosso município tem enormes possibilidades de instituir um programa que atenda uma população que cresce anualmente e, consequentemente, corrobora com a expectativa de vida, além de garantir mais dignidade às pessoas com deficiências. Nas campanhas de vacinação (ordinárias e extraordinárias), há uma mobilização nacional, envolvendo inclusive as Forças Armadas. Assim, o município de Paraguaçu Paulista também teria um diferencial para atender esta população”, explicou o autor Ricardo Rio.
Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara